Muitos líderes têm a falsa sensação de que são insubstituíveis e de que os trabalhos dos quais são responsáveis não serão colocados em prática durante um período de afastamento.
Você conhece alguém que tira férias e fica acessando e-mails profissionais e ligando para a empresa só para saber como estão as coisas? O medo de tirar férias está relacionado a fatores como insegurança e dificuldade de delegar e preparar o substituto. Existem até profissionais que se sentem culpados por estarem de férias, seja por estarem sobrecarregando alguém, ou deixando de participar de projetos importantes que estejam acontecendo nas suas ausências.
O fato é que não existem profissionais insubstituíveis. Existem profissionais com um talento individual que, combinado com a equipe com a qual trabalha, com a cultura organizacional e com outros fatores, se tornam indispensáveis. Pode acontecer de esse mesmo profissional, se inserido em um ambiente com um conjunto de fatores diferentes, não ser tão indispensável assim.
Voltando ao merecido descanso que todos nós precisamos, o importante é traçar um plano de férias com antecedência. Antes de desfrutar dos dias de folga, procure deixar o trabalho o mais em dia possível, treine alguém de confiança que ficará no seu lugar, atualize sua equipe com o que está pendente e com as funções de cada um e, depois, desligue-se e curta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.