sexta-feira, 5 de julho de 2013

Práticas e Princípios que sustentam os modelos de Educação Corporativa

Para ser competitivo é preciso buscar a qualificação constante. E para que esse desenvolvimento seja adequado e direcionado, as organizações estruturam programas de Educação Corporativa. Esse foi o tema do case que consagrou Kátia Magni como vencedora do Top Ser Humano 2012, pela ABRH. Leia abaixo a entrevista exclusiva com a coach.

Kátia Magni vencedora do Top Ser Humano 2012 ABRH | Blog 3Up Talentos
1) Qual é a diferença entre treinamento, desenvolvimento e educação corporativa?
- Treinamento é um processo de capacitação de curto prazo que tem por objetivo preparar um profissional para o exercício de uma tarefa.
- Desenvolvimento é um processo de qualificação de longo prazo, que tem como propósito preparar um profissional para sua alavancagem na carreira.
- Educação Corporativa é um modelo de atuação adotado pelas áreas de recursos humanos no que refere aos processos de qualificação interna e visa o desenvolvimento das competências do negócio, bem como o atendimento dos objetivos organizacionais.

2) Existe diferença entre educação corporativa e universidade corporativa?
Sim, universidade corporativa pode ser a forma utilizada por uma empresa para aplicar o seu modelo de educação corporativa.

3) Como identificar o treinamento mais adequado para os negócios? Como era feito antes das UCs?
Antes da UC, as áreas de treinamento e desenvolvimento utilizavam apenas o levantamento de necessidades de treinamento para mapear as demandas anuais de treinamento. Atualmente, as empresas que utilizam o modelo de educação corporativa proporcionam programas de qualificação para atender os objetivos organizacionais e suas demais dimensões.

4) Na sua dissertação você destaca que a UC deve desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade. É mais fácil exemplificar a qualificação de funcionários. Mas, como funciona na prática, o desenvolvimento de clientes, fornecedores e comunidade?
Teoricamente, Universidade Corporativa tem como propósito desenvolver toda a cadeia produtiva de uma organização. Com isso, as empresas ao definirem seu modelo de educação corporativa precisam prover diversos recursos de aprendizagem para atender seus diferentes públicos.

5) É possível medir a efetividade dos programas de educação corporativa? Como?
Sim, existem quatro tipos de avaliação que podem ser utilizadas para avaliação dos programas de educação corporativa: avaliação de reação, comportamento, aprendizagem e resultados.

6) Como você avalia os resultados da sua pesquisa de mestrado?
Minha pesquisa tinha como objetivo identificar princípios e práticas de educação corporativa dos hospitais privados no Brasil. Com isso, o resultado final demonstrou como os hospitais sustentam seus processos de qualificação interna. Recebi uma excelente avaliação da minha banca da dissertação e a premiação da ABRH RS 2012, o que, acredito, confere consistência técnica ao estudo e contribuição ao meio empresarial hospitalar e acadêmico.

7) Qual o significado dessa premiação para você?
Senti-me feliz e muito orgulhosa com essa conquista, pois sou uma apaixonada por estudar e aplicar o meu aprendizado a serviço do crescimento das empresas. Essa foi a minha terceira premiação, com um tema que proporcionou valor para as organizações. Além disso, foi uma oportunidade de ser reconhecida pela ABRH RS, instituição na qual respeito muito pela seriedade e qualidade técnica.

Na entrega, tive a possibilidade de comemorar esse prêmio com a minha família, meu marido, clientes e amigos que acompanharam minha dedicação na construção desse trabalho. Guardarei na lembrança todos os aplausos e abraços que recebi de todos. Foi uma noite emocionante!

Kátia Magni vencedora do Top Ser Humano 2012 ABRH | Blog 3Up Talentos

Kátia Magni vencedora do Top Ser Humano 2012 ABRH | Blog 3Up Talentos

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