A matéria da Você RH, edição 27, contribui fortemente para que façamos uma reflexão sobre a crise de identidade quanto ao papel do consultor interno nas empresas.
A crítica refere-se à confusão entre ser um operacional de luxo, que está a serviço de atuar como um “tirador de pedidos” ou um profissional estratégico capaz de contribuir como um parceiro do negócio.
Realizo um curso sobre o papel do consultor interno nas organizações e nossa principal contribuição tem sido fazer com que o participante repense seu jeito de conhecer, fazer, ser e conviver com o cliente interno.
Atuar como um parceiro de negócios exige constantemente o desenvolvimento das seguintes competências:
- Domínio dos processos de gestão de pessoas;
- Conhecimento do negócio e suas peculiaridades;
- Capacidade analítica e estratégica para participar das conversas sobre o negócio, não apenas como um ouvinte, mas como alguém que pode somar e fazer acontecer.
- Atuação como um líder-coach que sabe perguntar, ouvir, dar e pedir feedbacks;
- Energia e motivação para atuar como um agente de mudanças capaz de envolver-se e comprometer-se junto ao cliente interno nos processos operacionais e estratégicos de transformação cultural.
- Experiência em realizar diagnóstico organizacional para identificar oportunidades, construir e oferecer soluções para o negócio, o líder e as equipes.
- Autoconhecimento para conhecer seus limites e potencialidades e autodesenvolvimento para ter a humildade de compreender que somente o aprendizado poderá qualificar suas entregas e impulsionar sua carreira profissional.
Venha participar do curso de Consultoria Interna de Recursos Humanos da 3uptalentos e amplie suas competências para atuar como um profissional estratégico na área.
Referências:
SENDIN, Tatiana (2013). Business partner – Longe do Mundo Ideal. Revista Você RH, edição 27, Jul/ago/set 2013, p. 28.
Vou adorar ter você na turma!
Kátia Magni
3uptalentos
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