segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como começou a minha carreira em Recursos Humanos?


Comecei a trabalhar com 15 anos, numa empresa de informática. Todos os dias eu passava em frente a um prédio da MPM propaganda e dizia: ”um dia eu vou trabalhar nesse prédio”. Foram 3 anos repetindo a mesma frase.

O tempo passou, fiz vestibular para Administração de Empresas, pois me via com um perfil administrativo. Tive a felicidade de descobrir minha vocação em Recursos Humanos quando participei das aulas do professor Renato Saibro, no quarto semestre da faculdade de Administração de Empresas.

Fiz meu trabalho de conclusão sobre Avaliação de Desempenho e, nesse momento, confirmei minha paixão pela área de Recursos Humanos. Me formei na PUC, em 1995, e comecei a minha busca por uma oportunidade na área. Sem experiência, consegui apenas um trabalho como vendedora numa locadora de veículos.

Passaram-se 8 meses e enviei meu currículo para uma vaga administrativa numa empresa que não informava o nome. Imaginei que poderia ser um caminho para chegar até a área de recursos humanos.

Quando cheguei ao local, adivinhem onde era? No prédio dos meus sonhos!

Cheguei lá e fiquei emocionada. Precisava ser aprovada! Fiz a entrevista com a Psicóloga (que até hoje é minha amiga) e depois com o Gerente Administrativo, Vilmar Schuch, profissional brilhante, no qual aprendi muito. Fui contratada no mesmo instante. E lá, iniciei como auxiliar administrativa, na Net Sul/RBS.

Passaram-se 6 meses e fui conversar com psicóloga Martha Rodrigues. Pedi demissão e justifiquei que queria buscar meu sonho de ter uma oportunidade na área de recursos humanos. Ela me disse: “ok, Kátia, o que você sabe fazer em RH?”. Eu disse: “nada”, mas posso fazer qualquer coisa, aprendo fácil e rápido. Quero apenas ter uma oportunidade.

Era uma sexta-feira, e eu teria um casamento em Pelotas. Viagem com a família.

Marthinha foi generosa comigo e me disse: “Vou te dar a chance de preparar um processo seletivo para a vaga de Supervisor de Vendas. Se tiveres condições de apresentar bons candidatos e também programar as etapas do processo, posso solicitar ao gerente uma oportunidade pra ti”.

Estudei muito naquele final de semana, analisei cada currículo dos 150 candidatos, durante as 6 horas de viagem de POA – PELOTAS – POA. Na segunda-feira, apresentei minhas conclusões e programação da seleção. O processo foi excelente, o Supervisor de Vendas foi selecionado e apresentou resultados rápidos.
Com isso, recebi a chance de iniciar minha carreira em Recursos Humanos e para minha felicidade e coincidência, aquele professor que me inspirou, passou a ser meu gerente de Recursos Humanos na empresa dos meus sonhos.

Lá, fui recrutadora, analista de rh, consultora interna e assumi minha primeira equipe como gestora de RH.

Fiz vários cursos com o intuito de ser uma profissional qualificada na área, aprendi com os gestores e funcionários. Construí projetos e amigos e continuei crescendo na minha carreira de recursos humanos.

Hoje, sou muito grata a todos os profissionais que me deram oportunidade, contribuíram com o meu aprendizado e foram importantes para o meu crescimento profissional.

E você, como foi o seu começo?

Venha participar do curso de Consultoria Interna de Recursos Humanos da 3uptalentos e ampliar seus conhecimentos e qualificações em Consultoria Interna de RH.

Será ótimo compartilhar, trocar e somar experiências com você!

Kátia Magni
3uptalentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.