quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Em busca da felicidade


Em busca da felicidade. Esse tem sido um lema bastante usado no dia a dia das pessoas. Em busca da felicidade profissional. Um lema não tão usado, mas que tem cada vez mais ajudado profissionais a irem em busca da tal satisfação no trabalho e longe da paralisia na carreira.

É comum encontrar pessoas insatisfeitas, infelizes em seu cotidiano, porém incapazes de sair da situação em busca de algo melhor. Isso muito tem a ver com um mecanismo em nosso cérebro que prefere sempre o conforto, que tenta nos manter longe de situações perigosas.

"Como consequência, em vez de correr riscos tentando algo novo, as pessoas procuram se livrar do sentimento ruim e voltar para o agradável, passando, por exemplo, a 'viver para o fim de semana', revelou o engenheiro Roberto Camanho, professor de planejamento estratégico da ESPM, em entrevista a Exame.

Mas como darmos um basta na paralisia profissional? 

Saiba quais são os seus valores. Muitas vezes quando as pessoas vão em busca de novos empregos, ou de novas funções, as opções são tantas que o medo de fazer a escolha errada nos deixa paralisados. Por isso, transforme seus valores em critérios de decisão, assim ajuda a reduzir as chances de errar.

Vá atrás do que deixa você satisfeito, muitas vezes o melhor salário não significa o melhor emprego. Ter medo de falhar na escolha do novo emprego é comum, mas é preciso compreender que não podemos ter controle total do resultado. Converse com amigos, com pessoas que já deram o grande passo para a transformação, ouça, analise.

O importante é que durante a análise você reflita sobre o que de pior pode acontecer. Admitindo os seus medos faz com que ele diminua. A partir disso, defina com clareza desejos e necessidades a serem atendidos no novo emprego, sabendo que, sim, você vai sentir medo, afirma a diretora da empresa de coaching Pro-Fit, Eliana Dutra, em entrevista a revista Exame.

Se o seu desejo for continuar na empresa, trace novas metas, novos desafios, construa um plano de ação e veja quais as melhores maneiras de executar suas aspirações. O importante é não ficar parado e fugir da paralisia profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.