segunda-feira, 29 de março de 2021

HOME OFFICE - BENEFÍCIO OU “TORTURA”


 

Home Office – tradução = “escritório em casa”.

Antes da pandemia, o home office era uma prática comum para os profissionais de Vendas ou Ti.

Desde março de 2020, com a pandemia, o Home Office tomou conta das nossas vidas de forma acelerada e intensa.

São diferente narrativas de home office que são compartilhadas pelas famílias, amigos e clientes, desde o início da pandemia. Alguns adoraram o home office por ficarem perto das suas famílias. E outros, pediram para retornarem aos seus ambientes de trabalho, por não conseguirem um local adequado em casa ou pelo excesso de barulho em casa.

Na 3up, já estávamos no mundo online, desde 2018, com o JAP (Jornada de Aprendizagem como Protagonista) e o ACA (Acelerando Carreiras com Assessment), dois cursos com o propósito de “empoderar” cada participante como Protagonista responsável pela sua carreira.

Mesmo assim, nós também tivemos que aprender com os clientes a transformarmos as nossas metodologias de treinamento – da modalidade presencial para virtual e ao vivo. Com certeza, utilizamos muita criatividade para trazer conteúdos, exercícios, jogos e muita emoção durante os encontros online.

A verdade é que não somos mais os mesmos! 

Com um ano de pandemia, muitas mudanças modificaram os nossos trabalhos e as nossas relações  – nas famílias, entre amigos e no trabalho. 

Quando se fala em Home Office, atualmente, o que se ouve é que essa modalidade de trabalho tornou-se um benefício para alguns trabalhadores. Eu já acompanhei alguns profissionais que pediram demissão porque gostaram de trabalhar em casa. E querem empregos que ofereçam essa possibilidade.

O que faz com que a gente conclua, que Home Office transformou-se num diferencial capaz de atrair talentos!

 As corporações já perceberam que houve uma grande redução de custo com o home office, e rapidamente entregaram seus escritórios, diminuíram postos de trabalho e definiram Home Office para sempre. 

Benefício ou tortura?

Sabe-se que, com Home Office, a carga horária aumentou. Os horários para as refeições estão mais curtos e as horas de deslocamento foram substituídas por trabalho. 

Fica o alerta quanto à necessidade se ter de regras claras para evitar o excesso de jornada, a redução da qualidade de vida e o aumento dos problemas com a ergonomia dos móveis de cada colaborador. Por um lado, parece confortável ficar em casa trabalhando perto da família, por outro, a adequação do mobiliário e internet serão necessários para a saúde do trabalhador. 

Podemos considerar que a realidade do home office, ainda é nova para a maioria das empresas. Mesmo assim, já há vantagens percebidas pelos empregadores e pelos seus colaboradores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.