Um bom Gerenciamento do Tempo requer uma
mudança do foco que se dá tanto para as atividades quanto para os resultados.
Muitas pessoas associam o “estar ocupado” com produtividade. Na verdade, estar
ocupado não é o mesmo que ser eficaz. Quer um exemplo?
Quantas vezes você passou o dia começando
diversas tarefas e não conseguindo concluir nenhuma? Ou, caso tenha concluído
alguma, você sabe, no seu íntimo, que poderia ter feito melhor?
Isso acontece justamente porque, de maneira
geral, estamos acostumados a ter que dividir nossas atenções com o variado
número de tarefas que surgem durante nossa rotina. Sabemos que isso é igual
para todos e que no atual mundo corporativo temos que pensar e agir
rapidamente. Mas se temos que apagar incêndios ou se precisamos resolver tudo
para ontem, podemos usar o tempo a nosso favor.
Então, anota aí 3 regras de ouro do
Gerenciamento do Tempo:
Gestão do Tempo diz respeito ao tempo que é gasto nos lugares
certos para fazer as tarefas certas;
Gestão
do Tempo está relacionado ao conhecimento de prioridades, obrigações e sua
agenda;
Gerenciar o Tempo gasto na vida profissional é beneficiar também
todas as outras áreas da sua vida.
Fazer a Gestão do Tempo, portanto, não significa encontrar
maneiras de trabalhar mais, mas sim de fazer o uso correto do tempo que se tem.
Agora, a questão é: como fazer
uma Gestão de Tempo que atue a nosso favor?
10 estratégias para uma Gestão
do Tempo eficaz
Antes de mais nada, é preciso entender que tudo começa com organização.
Portanto, o segredo é organizar suas tarefas e usar o seu tempo de maneira eficiente
a fim de cumprir com as atividades que forem surgindo (além daquelas que fazem
parte da rotina).
Sabemos que é muito difícil planejar a Gestão do Tempo do dia
para a noite, até porque não existe um plano a ser seguido. O que funciona para
uma pessoa pode ter o efeito contrário em outra. Tudo é uma questão de
encontrar o que será bom para você e o que se adequará ao seu modo de trabalho
e rotina.
E para guiá-lo nesta jornada, dá uma olhada
nas estratégias que separamos:
#01 – Delegue as tarefas
É muito comum para a maioria de nós acabar
executando mais tarefas do que poderíamos (ou deveríamos). Você já deve ter
passado por isso e sabe o estresse que acaba gerando no final. Aprenda a
delegar e entenda que ao fazer isso você não está fugindo das suas responsabilidades.
Delegar, aliás, é uma função importante de quem tem cargos de gerência ou liderança. Aproveite e dê mais responsabilidades
aos seus subordinados ou a outras pessoas da sua equipe, sempre respeitando
suas habilidades e seus conhecimentos.
#02 – Priorize o trabalho
Antes de o dia começar faça uma lista das
tarefas que precisam da sua atenção imediata. Lembre-se que as tarefas não tão
importantes assim podem consumir até mais tempo do que aquelas que exigem uma
execução/finalização rápida. Isso sem contar que algumas das tarefas têm que
ser terminadas naquele mesmo dia, enquanto outras podem esperar um pouco mais.
Em suma: priorize suas tarefas e foque naquelas que são mais importantes.
#03 – Fuja da procrastinação
Ultimamente muitos artigos têm sido escritos
sobre o mal da procrastinação. E não é para menos, afinal ela é um dos itens
que mais afetam negativamente a produtividade e pode resultar em um gasto
desnecessário de tempo e energia. De uma maneira geral, procrastinamos as
tarefas mais complicadas ou as menos prazerosas.
Uma dica aqui é pensar sempre no por quê
aquela determinada tarefa é importante e qual será seu resultado em curto,
médio e longo prazo. Além disso, claro, peça ajuda sempre que achar necessário
ou divida a tarefa em atividades menores, delegando-as (não é à toa que o item
“delegar tarefas” é o número 1 desta lista).
#04 – Agende as tarefas
Seja com um aplicativo para gerenciar tarefas,
uma planilha ou um caderno de anotações, faça uma lista de todas as tarefas que
vêm em sua mente. Faça uma simples “To-do list” antes de o dia começar,
priorizando as tarefas (conforme falamos anteriormente) e tenha certeza de que
elas são tangíveis (por exemplo: não adianta pensar que você terminará uma
atividade X naquele dia se você sabe que ela exigirá mais tempo de você).
#05 – Evite o estresse
O estresse ocorre quando aceitamos mais do que
somos capazes de aguentar ou de dar conta no nosso dia. O resultado disso você
pode já ter vivenciado: acabamos nos sentido cansados e nossa mente parece não
querer funcionar. Aqui, mais uma vez, entra a dica número 1 da lista: delegue!
#06 – Defina deadlines
Assim que você assumir uma tarefa, defina um
deadline realístico e mantenha-se nele.
#07 – Evite fazer mil coisas ao
mesmo tempo
Ok, sabemos que a maioria de nós sente que
fazer mil coisas ao mesmo tempo é sinônimo de conseguir cumprir o maior número
possível de tarefas, mas a verdade é que o ser humano faz melhor suas
atividades quando foca e concentra em uma coisa de cada vez. Ser multitarefas
pode estar sabotando a sua produtividade.
#08 – Comece cedo
Você já deve ter lido isso em algum lugar: a
maioria dos homens e mulheres de sucesso começam seus dias cedo. Assim, essas
pessoas têm mais tempo para sentar, pensar e planejar as próximas horas.
Acordar cedo pode deixá-lo mais calmo, criativo e com uma mente mais livre para
pensar no dia que está por vir. Estudos mostram que conforme o dia vai passando
o nível de energia diminui, o que afeta a produtividade e, por consequência,
sua performance no trabalho.
#09 – Faça pausas
Quando você achar que está em um beco sem
saída, ou quando olhar para as diversas abas abertas no seu computador e não
saber mais onde clicar, permita-se uma pausa. Vá pegar um café, um copo de
água, troque ideias com um colega ou escute uma música.
#10 – Aprenda a dizer não
Talvez essa seja a regra de ouro e aquela que
deve ser adotada por todos. Caso você já se veja sobrecarregado, saiba dizer um
“não” de maneira educada, explicando seus motivos. Antes de sair pegando todas
as tarefas ou projetos que passarem na sua mesa, dê uma olhada na sua to-do
list. De nada adianta assumir mais responsabilidades se você terá que deixar
algo de lado, certo?
A Gestão do Tempo e as
atividades que fogem da rotina
Falamos sobre a importância do planejamento diário antes de
começar um dia de trabalho. Planejar as atividades que se seguirão naquele dia
é tarefa fácil. No entanto, sabemos que em muitos casos surgem problemas
inesperados que colocam todo o planejamento por água abaixo.
Neste caso, o ideal é procurar planejar sua
semana priorizando o que deve ser feito cada dia, mas sempre deixando um espaço
de duas a três horas para aquelas urgências que venham a surgir.
Fazendo isso será possível realizar as atividades importantes e
apagar os incêndios que forem surgindo no decorrer do dia sem a necessidade de
acumular trabalho extra. Aqui sugerimos de duas a três horas, mas o ideal é fazer uma análise da sua rotina e verificar uma média de tempo que é
gasto no tratamento de atividades não planejadas.
Fonte: Adaptado de Renata
Freitas de Camargo
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