Como
gestor, comunicar aos liderados “o que fazer” e “como fazer” é um dos
princípios básicos a serem trabalhados.
Um
bom líder utiliza a comunicação a seu favor. Mas, afinal, como aplicar essa
habilidade na prática? Comunicar é partilhar, tornar comum. Portanto, pressupõe
a interação e, principalmente, o saber ouvir. Quando o assunto é liderança, ela
é o instrumento básico capaz de promover e multiplicar mudanças positivas, além
de ser fundamental para gerar laços de confiança com equipe, pares, gestores e
clientes.
Como gestor, comunicar aos
liderados “o que fazer” e “como fazer” é um dos princípios básicos a serem trabalhados.
É importante também deixar claro o “por que fazer”, ou seja, o propósito das
coisas. Isso vai gerar atitude, motivação e engajamento, além de trazer
resultados transformadores e vantagens competitivas.
A comunicação deve ser vista pelas empresas como uma competência, que pode e deve ser desenvolvida. Entretanto, muitas vezes é apontada como a grande dificuldade das companhias para atingirem seus objetivos. Já que, infelizmente, nem todos os gestores compreendem a necessidade de aprimorar essa habilidade. Como podemos mudar esse cenário?
A comunicação deve ser vista pelas empresas como uma competência, que pode e deve ser desenvolvida. Entretanto, muitas vezes é apontada como a grande dificuldade das companhias para atingirem seus objetivos. Já que, infelizmente, nem todos os gestores compreendem a necessidade de aprimorar essa habilidade. Como podemos mudar esse cenário?
Primeiramente,
é preciso enxergar esse processo como uma grande oportunidade. Os líderes
precisam trabalhar com consciência, a fim de reverter o paradigma “problema de
comunicação” em “oportunidade pela excelência da comunicação”. Afinal,
comunicar bem é essencial para que o gestor consiga contribuir com o
desenvolvimento do negócio, já que a comunicação permeia praticamente todos os
processos de uma gestão. Quando um novo funcionário entra na empresa, por
exemplo, somente com uma comunicação bem estruturada é possível inseri-lo na
sua nova equipe, promover a integração, apresentar os valores e objetivos da
companhia e a importância do trabalho dele para o alcance das metas.
Mas o que é preciso para
aprimorar esse processo e usá-lo a nosso favor? Praticar. Tomar consciência dos
nossos padrões de comunicação, dos sinais e reações dos liderados, pedindo
sempre o feedback deles. O foco não pode ser pessoal, mas sim na relação com o
outro. Muitas vezes, achamos que nos comunicamos bem, mas frequentemente as
pessoas são influenciadas pela forma como se sentem em relação a si e não pelo
que falam. É importante ainda adaptar a comunicação ao tipo de interlocutor,
tendo consciência sempre que, entre o estímulo e a reação, deve estar o empenho
em fazer o que é certo.
Investir na melhoria do processo de comunicação é investir em relacionamento,
engajamento e assertividade das ações de liderança.
A responsabilidade por esse
aperfeiçoamento é tanto dos líderes como também das empresas, que podem criar
trilhas de desenvolvimento para essa competência.
Fonte: Renata Martins
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