sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

ATITUDE EMPREENDEDORA




O termo Empreendedorismo vem da palavra inglesa "entrepreneurship" e refere-se a disposição ou iniciativa de implementar novos projetos ou transformar projetos já existentes. Ou seja, ser empreendedor é antes de mais nada uma atitude, uma maneira de olhar o mundo a sua volta e enxergar novas possibilidades e oportunidades. 

No livro Atitude Empreendedora, Mara Sampaio diz que nenhum plano é capaz de prever as situações que dependem da atitude empreendedora. Ninguém ensina como agir na hora em que é preciso resolver um problema arriscado ou escolher um novo rumo. 

Por não existir uma receita de bolo para o sucesso, que é fundamental adquirir consciência das próprias potencialidades e conhecer as próprias limitações. A autora destaca quatro aspectos para auxiliar nessa compreensão sobre nós mesmos: 

AUTOCONHECIMENTO - é entender e identificar nossas características pessoais, nossos sentimentos, nossas limitações e potencialidades. É importante identificar entre nossas características aquelas que nos foram atribuídas e aquelas que de fato nos pertencem. 

Exemplo: se você é apontado como alguém enérgico e impositivo, é muito provável que acabe aceitando a agressividade como uma característica, colocando-a em prática mesmo quando gostaria de agir de outra maneira. A terapia e o Processo de Coaching são algumas das formas de auxiliar no caminho para o autoconhecimento. 

AUTOIMAGEM - a forma como nos percebemos nem sempre reflete aquilo que realmente somos. Ela baseia-se na impressão que desenvolvemos de nós mesmo a partir das avaliações que recebemos dos outros. Um bom início para o desenvolvimento da própria imagem é procurar ter mais contato visual consigo mesmo. 

Observar a própria linguagem corporal: como você gesticula, quais suas reações físicas diante das situações do dia a dia. 

AUTOESTIMA - é o valor que uma pessoa atribui a si mesma, o quanto uma pessoa gosta de si, do seu jeito de ser. Desenvolver uma autoestima elevada aumenta nossa segurança e nos ajuda a encarar situações novas e desafiadoras.

É importante desenvolver consciência daquilo que gostamos em nós,e, claro daquilo que não gostamos. 

AUTOCONFIANÇA - o equilíbrio do bom desenvolvimento dos três aspectos acima resulta em autoconfiança, que é a convicção que temos de sermos capazes de fazer e realizar alguma coisa. Dominar esses aspectos da própria identidade é fundamental para quem deseja empreender. 

Afinal, somente uma pessoa consciente de suas características pessoais, que se aceita e se respeita, é capaz de se autogerenciar e de colocar suas potencialidades para trabalhar em benefícios dos seus objetivos.  


Fonte: Elisiane Paim, Coach e Facilitadora de Cursos e Treinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.