sexta-feira, 19 de outubro de 2018

7 dicas para potencializar sua liderança, inovação e criatividade.



Empresas investem, cada vez mais, em soluções inovadoras e criativas a fim de garantir resultados melhores.

Com o mercado cada vez mais competitivo em todos os setores, as mudanças nos hábitos de consumo e a instabilidade econômica, é preciso manter o equilíbrio do ambiente de trabalho e focar no crescimento do negócio.
Neste contexto, duas frentes tornam-se importantes: a liderança e a criatividade e inovação. Confira abaixo sete dicas para potencializar essas características e alcançar os resultados almejados:

1. Use a técnica do brainstorming  – deixe as ideias surgirem. Permita que elas fluam, por mais absurdas que parecem. Quanto maior o número de ideias, maior a probabilidade de encontrar aquela que será eleita “a melhor”.
2. Modele os melhores – identifique como outros profissionais e pessoas atuam e busque modelá-los. Como aquela pessoa consegue gerar soluções tão interessantes? O que ela precisou estudar para fazer isso? Ela usa alguma técnica para ser tão criativa? Alguns dizem que ela medita, outros que ela joga xadrez e outros ainda que ela não faz nada: qual a relação dessas atividades com a criatividade?
3. Mude, começando devagar na sua velocidade – adote novos padrões para ações rotineiras: tome banho em horários diferentes, faça um caminho diferente, durma no outro lado da cama e depois, de ponta-cabeça, abra gavetas com a mão menos comum (se destro, abra com a esquerda e vice-versa) etc.
4. Seja criança novamente – lembre-se de quando era criança e o grau de criatividade que tinha para criar uma linda história com príncipes e princesas – ou guerreiros e monstros –, castelos, bailes – ou batalhas – tendo somente dois pequenos bonecos.
5. Estimule o cérebro – faça palavras cruzadas, procure ler e escrever palavras ao contrário, traga cor para suas tarefas rotineiras: use canetas marca texto de cores diversas. Pesquisas mostram que pessoas que trabalham com cores, tendem a ser mais criativas)
6. Pratique atividade física – pessoas que usualmente se movimentam e mantém o corpo ativo são mais criativas.
7. Adote uma ou mais das técnicas seguintes para incrementar criatividade e inovação – há uma série de técnicas úteis para ajudar alguém a ser mais criativo e a trazer ideias inovadoras. Utilize estas ou outras que conheça e prefira: a) Seis chapéus do pensamento , criada por Edward de Bono, b) Método World Café , criado por Juanita Brown, c) Disney's Storyboard, criado pelos Estúdios Disney no início da década de 1930 e d) Mapa mental , criado por Tony Buzan.
Fonte: Adaptado de Alexandre Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.