A liderança é um cargo bastante almejado dentro das empresas, não só pelo status como também pelo crescimento profissional. Muitas vezes o colaborador deseja estar no comando, porém sequer consegue enxergar o que esse cargo pressupõe.
Como identificar se um profissional está pronto para a função? Tornar-se chefe requer muito mais do que vontade, requer também maturidade para ver além da autoridade e do poder. Chefes devem ser gestores e líderes ao mesmo tempo, uma combinação que traga resultados positivos não só para o profissional como para toda sua equipe.
Um dos erros mais comuns dos profissionais é acreditar que a posição implica muitos privilégios. No entanto, as responsabilidades aumentam, o tempo diminui e a pessoa deve aprender a conciliar a própria agenda com os interesses de seus colaboradores.
Além disso, é imaturidade do profissional acreditar que todos em sua equipe devem ser iguais a ele. Um bom líder explora a diferença de forma positiva.
Se você almeja o cargo de chefia e sonha em ser um bom líder, uma das dicas é colocar-se no lugar de chefe e imaginar como agiria diante de diferentes situações. Como adaptaria sua comunicação e estilo de liderar no caso de cada funcionário? Como lidaria com as diferentes personalidades e temperamentos no seu ambiente de trabalho? O que você faria de diferente para gerar um resultado positivo?
Estudar, observar, aprender com as diferentes situações do dia a dia são ótimos exercícios para tornar-se um bom chefe.
Fonte: Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.