Como está a sua autoestima?
Quem é você? Quando você se faz essa pergunta qual a sua resposta?
Responder essa pergunta a si mesmo, é o primeiro passo para identificar como está a sua autoestima. É importante investir pelo menos 5 minutos para fazer essa descrição. Mas, afinal de contas, o que é autoestima?
Segundo Malle (2001), autoestima é valor que uma pessoa tem de si mesma. Advém do latim aestimare que significa avaliar;
Como se forma uma autoestima?
- Tem inicio na infância a partir da observação que cada um tem em relação a si próprio;
- Pela influência do conceito de si mesmo gerado durante a criação e convívio familiar;
- Depende do autoconhecimento de cada um, ou seja, quais os conceitos positivos e negativos que se tem em relação a si mesmo;
- Pelo significado que é dado à forma como as pessoas nos tratam;
- Forma-se pela interação positiva ou negativa que se tem com o outro e a maneira como se reage frente às divergências e conflitos;
- Pelos julgamentos que se faz sobre os próprios comentários e atitudes;
- A partir da permissão que se dá para arriscar em novas relações e experimentar a possibilidade de aceitação ou rejeição do outro;
- Pela capacidade de se perdoar e de pedir perdão quando as ações geram impacto negativo a si mesmo ou ao próximo;
- Pela capacidade de superar dificuldades pessoais.
- E pela aceitação e apreço que cada um tem em relação a si mesmo, aceitando-se em todas as dimensões da vida, ou seja, corporal, pessoal, emocional, profissional e social.
Quais atributos são importantes para formação da Autoestima?
Para fortalecer a autoestima é importante prestar atenção e cuidar dos seguintes atributos:
Autoconfiança – se dá a partir do sentimento positivo que se tem sobre suas capacidades, desempenhos, pelas experiências de sucesso que fortalecem as competências pessoais e profissionais e pela forma como se reconhece e é reconhecido pela família, por pessoas importantes durante seu processo educativo na escola, no trabalho e nos relacionamentos sociais. Vale perguntar-se: O que fiz até hoje que deu certo?
Autoimagem – é a convicção e o valor que damos para as nossas qualidades, potencialidades, dificuldades e limitações. Ou seja, conhecer-se e saber como usar suas características, monitorá-las e dar respostas adequadas aos desafios do cotidiano. Vale perguntar-se: Quem sou eu?
Gostar de Si Mesmo – é a capacidade que temos de nos amarmos, a partir das nossas qualidades, potencialidades, superações, limitações e dificuldades. Inclui estar satisfeito consigo mesmo, ter respeito por si e sentir-se bem com o próprio corpo; Saber disso, nos protege de qualquer desqualificação e fortalece-nos diante da superação de obstáculos e desafios.. Vale perguntar-se: O gosto em mim?
Competência Interpessoal – é a capacidade incluirmos pessoas nas nossas relações e de construirmos interações saudáveis e capazes para lidar com momentos alegres e divergentes com empatia, escuta, abertura e flexibilidade. Vale perguntar-se: Quem faz parte da minha rede de relacionamentos? Sou melhor em incluir pessoas novas e/ou manter ativa a minha rede?
A autoestima é a base que sustenta a qualidade das nossas escolhas, que nos mantém bem com a nossa saúde emocional e que fortalece a nossa capacidade para fazer algo produtivo e importante.
Eu desejo que você olhe para sua autoestima com carinho e que a trate como algo importante para o seu bem-estar pessoal e profissional.
Conte comigo,
Se você gostou desse texto, compartilhe com os amigos.
Um grande abraço, Kátia Magni
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.