quarta-feira, 17 de abril de 2013

Como escolher um coach qualificado?


Como escolher um coach qualificado? by 3Up Talentos, Kátia Magni

Os expressivos resultados alcançados pelos profissionais que realizam o coaching fez com que esse processo virasse uma febre. Quem não quer alcançar suas metas em curto prazo?

Porém, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher um coach. “Os interessados devem contratar profissionais com formação reconhecida e com experiência comprovada para garantir o correto uso e prática do coaching”, alerta Kátia Magni, coach formada pelo Integrated Coaching Institute, consultora em desenvolvimento de executivos e professora de pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e FAPA.

Confira algumas dicas para você acertar na escolha de um coach qualificado e com credibilidade técnica e profissional.

1) Buscar profissionais experientes, que possuam cases de sucesso. “É importante que o coachee busque referências dos coaches antes de começarem seu processo de coaching. Essa busca pode ser feita por site, blogs e por meio de profissionais que já participaram desse processo”, revela Kátia Magni. A maior parte dos clientes que a coach atende são indicações de outros profissionais que atingiram seus resultados durante o seu processo de coaching. Kátia acredita que esse é o melhor reconhecimento de que houve um bom trabalho de parceria e confiança na busca pelos objetivos do coachee.

2) Procurar profissionais com vivência no mundo corporativo. O consultor Morgan Santos, em seu blog, destaca que é importante que o coach tenha trabalhado com empresas antes de começar a trabalhar de forma profissional com coaching. Essa experiência ajudará no entendimento das relações de poder, conhecer o vocabulário do mundo corporativo, relação líder /liderado, interface entre áreas e processos, entender o segmento e ramo de atuação da empresa onde o coachee trabalha.

3) Buscar profissionais com formação credenciada em coaching. O coaching é um processo com bases científicas e, portanto, requer formação para ser desenvolvido. Nenhuma outra formação qualifica o profissional para atuar na área. “Eu me formei pelo Integrated Coaching Institute, que tem 20 anos de excelência e é credenciado pela Federação Brasileira de Coaching. O programa de Coaching Integrado é o primeiro curso a obter o selo de credenciamento do ICF International Coach Federation, a única Federação aceita internacionalmente que credencia programas e profissionais de coaching”, destaca Kátia em relação à sua formação em coaching.

4) Observar número de horas que o coach dedicou à sua formação. Morgan Santos alerta que estão sendo ofertados cursos no mercado com carga horária insuficiente para o domínio do processo, o que inviabiliza uma formação adequada tanto no campo teórico quanto prático.

5) Pesquisar quantos membros são ligados às instituições formadoras, qual a contribuição e formação junto às empresas e o mercado. No site da Integrated Coaching Institute é possível verificar que os cursos do instituto já contaram com a presença de profissionais de grandes empresas, como Coca-Cola, Gerdau, Renner, Petrobras, Embraer e inúmeras outras.

Vale destacar também que, além da Federação Internacional de Coaches (ICF), o Behavioral Coaching Institute e o International Coaching Council também são órgãos confiáveis, mas existem muitos outros de fachada. O ICF alerta que alguns cursos estão ilegalmente alegando que atendem as competências da federação apesar de não terem nenhum credenciamento ou formação reconhecida pelo ICF.

É muito importante que exista afinidade e vínculo entre o coach e coachee, pois essa é uma das premissas fundamentais para o alcance dos objetivos do cliente.

Para você que busca o coaching como uma forma de desenvolvimento das suas competências ou metas, a 3Up Talentos se coloca à disposição para dirimir dúvidas e apoiá-lo nesse processo.

Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.