quinta-feira, 28 de março de 2013

Dê um novo rumo à sua vida


Coaching de vida, by Blog 3UP Talentos

Existe um coaching orientado exclusivamente para a vida pessoal, que trabalha aspectos como saúde, relacionamentos, família, finanças, estresse, carreira, entre outros. Mas se esse acompanhamento de vida, chamado de coaching de vida ou life coaching, é ideal para pessoas que buscam aprimoramento tanto pessoal como profissional, qual é a diferença entre essa modalidade e o coaching de carreira?

Conversamos com a psicóloga e diretora do Instituto de Desenvolvimento Global (IDG), Zeila Bedin, para esclarecer essa dúvida. Com mais de 40 anos de experiência, a profissional explica que a diferença está na amplitude. O coaching de vida engloba todas as fases da vida e, por trabalhar com essa revisão mais ampla, é um processo que requer mais tempo. “Precisamos entender de onde a pessoa vem (passado), onde está (presente) e para onde vai (futuro). É um link do presente com o futuro. Já o coaching de carreira é focado no aqui e agora, é uma alavanca para o futuro, um processo de curto prazo”, complementa.

Mas e a terapia? A terapia entra em cena quando o coach identifica que o coachee (cliente) necessita de um tratamento mais profundo para superar traumas e bloqueios, vencer desafios e alcançar metas. Nestes casos o coachee é encaminhado para um terapeuta, visto que o coaching de vida não será suficiente para atingir os objetivos.

E como funciona o processo de coaching de vida? Zeila explica que primeiro é preciso fazer uma avaliação do coachee, seja por entrevista, mapas referências, etc. Depois, o cliente recebe a devolução dessa avaliação e dá-se início à construção do planejamento de vida, que é o plano de ação em si, com definição das metas, das estratégias para alcançar os resultados almejados e superar os desafios, cronograma... A partir disso está nas mãos do coachee colocar o plano em prática!

No dia que conversamos com Zeila, a profissional tinha acabado de receber a ligação de um cliente que, após 10 anos do término do seu coaching de vida, estava atingindo o último objetivo traçado no seu planejamento de vida realizado em 2002 e agendando uma nova fase de planejamento futuro. “Os resultados são tangíveis e mensuráveis e isso é um estímulo para nós. Muitos clientes se reportam a nós durante toda a vida, contando sobre suas conquistas. É gratificante”, destaca a psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.