Virei líder pela primeira vez, e agora?
Euforia,
satisfação de ter sido reconhecido, alívio por ter passado no processo seletivo
e a felicidade de um aumento no salário. Esses são os sentimentos prazerosos de
quem se torna líder pela primeira vez.
Junto com
essas emoções iniciais, logo vem a insegurança. Será que minha equipe irá
gostar do meu trabalho, me aceitar e me respeitar?
Assumir um cargo de liderança sempre será um desafio enorme, independentemente de ser a primeira vez ou a terceira, se somos novos ou velhos (em idade ou função), se estamos preparados ou nem tanto.
Assumir um cargo de liderança sempre será um desafio enorme, independentemente de ser a primeira vez ou a terceira, se somos novos ou velhos (em idade ou função), se estamos preparados ou nem tanto.
O INÍCIO
DO PROCESSO
Promover
uma pessoa para o cargo de liderança é uma responsabilidade nível hard. Nem
todo profissional que é excelente em processos e técnicas do negócio será um
bom líder. Fazer gestão é mais do que isso, é gostar e saber lidar com pessoas,
mesmo não sendo tão técnico assim. Portanto, a carreira de um líder de sucesso
começa pela sua escolha, isso evitará frustrações para a empresa e,
principalmente, para quem foi promovido e não se encaixou no perfil de líder.
Estamos
vivenciando uma nova geração de líderes que são bem jovens e isso se dá também
pelo aprendizado elevado que possuem e a velocidade que as coisas acontecem em
algumas empresas, onde o crescimento às vezes precisa ser rápido, dinâmico e
sem perder a qualidade do atendimento. Em alguns momentos pode ser que não seja
ideal, mas essa é a realidade e se faz necessário trabalhar com ela.
A boa
notícia é que para isso, também há jeito, basta ter a vontade e iniciativa de
querer melhorar sempre, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional.
Ainda, é
preciso que o novo líder tenha uma espécie de tutor que irá auxiliá-lo,
principalmente nos primeiros 90 dias. Não dá para promover alguém sem
fornecer o acompanhamento necessário. Não dá para apostar que o líder novato
seja autodidata.
Veja 8 dicas infalíveis para tirar isso de letra...
1. Todo líder precisa ter preparo e acima de tudo um
interesse genuíno em aprender e talvez se despir de alguns conceitos
pré-estabelecidos, mesmo que entenda que “esse é o seu dom” e que “você nasceu
para isso”. O bom líder é aquele que está em constante aprendizado e aberto a
mudanças, portanto, estude, leia sobre o assunto e não hesite em pedir ajuda,
dicas e sugestões de pessoas mais experientes que você. Isso não é fraqueza ,
isso é humildade.
2. Acredite em si mesmo: Sabe aquela história de que
se você não acreditar, ninguém mais acredita? Pois é, ela é verdade! A
insegurança nos limita e nos afasta do que realmente somos.
3. Não chegue chegando, entenda o contexto. É fato que
quando mudamos de cargo queremos fazer a diferença e já mudar algumas coisas
com as quais não concordávamos, mas é necessária cautela. Agora você está com
novas responsabilidades e com uma equipe sob seu comando e se tomar atitudes
muito enérgicas e efetuar mudanças desnecessárias poderá se tornar um “chefe” e
não um líder e não foi para isso que você foi promovido!
4. Conheça sua equipe e as pessoas
individualmente, pois
serão elas que ajudarão a fazer de você um bom líder. Cada um tem suas próprias
necessidades, entendimento dos processos e opiniões. Esse é o momento de
colocar em prática tudo o que aprendeu sobre empatia e assim, ter sua equipe
trabalhando em harmonia com seus ensinamentos. A confiança é algo que se
conquista por isso, comece por conhecê-los. Você irá se surpreender e verá que
os bons resultados andam de mãos dadas com os bons relacionamentos.
5. Amigos, amigos, profissionais a
parte,
principalmente se antes você era par deles e agora está liderando-os. Isso não
significa que irá manter distância das pessoas, nem pense nisso! Significa que
agora é necessário manter um respeito recíproco e que em alguns momentos você
precisará ter uma postura mais incisiva sobre determinados assuntos. Quando o
líder é bom, a equipe entende.
6. Você foi promovido, mas isso não
significa que agora você é a última bolacha do pacote.
Há pessoas que quando são promovidas passam a tratar outros com negligência, rispidez e até mesmo com gritos. Costumo brincar que parece que sobem num tijolinho e se sentem como King of the Work. Se quer ser respeitado, quer que sua equipe trabalhe para você e com você e se quer crescer como líder, não faça isso, nunca!
Há pessoas que quando são promovidas passam a tratar outros com negligência, rispidez e até mesmo com gritos. Costumo brincar que parece que sobem num tijolinho e se sentem como King of the Work. Se quer ser respeitado, quer que sua equipe trabalhe para você e com você e se quer crescer como líder, não faça isso, nunca!
7. Seja Exemplo (positivo). Essas palavras dispensam demais
explicações.
8. Ministre seu tempo. Agora você tem múltiplas
tarefas que vai de funções administrativas até a gestão individual de pessoa.
Isso demanda tempo e requer alguns novos esforços. Tenha um planejamento de
trabalho para que você possa exercê-lo dentro do horário proposto, sem a
necessidade de se fazer hora extra (desnecessária). Esse é um ótimo momento
para delegar algumas tarefas para pessoas de sua equipe que tenham certas
habilidades e de quebra, promover motivação e união entre todos.
Prepara-se!
Ser líder é servir ao outro. Você sentirá novas emoções (boas e ruins) e com
tempo, você aprenderá a lidar com todas elas e mesmo que demore, é do jogo e
quando você ficar viciado em tudo isso, possivelmente estará preparado para uma
próxima promoção.
Fonte: Adaptado de
Administradores
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