Se
até mesmo uma pequena parte de seu trabalho envolve vendas, então você
provavelmente já sabe como é vital uma boa comunicação para seu sucesso.
Você
pode ter o melhor dos produtos e o maior dos esforços, mas, sem ter comunicação,
é mais provável que tudo isso não de em lugar nenhum.
Vender
é sobre persuasão, e você não pode ser persuasivo a menos que seja um bom
comunicador.
Confira
então 7 dicas de como atingir essa
comunicação de modo tão eficiente que as pessoas nem percebam que você está
vendendo.
·
O que o cliente quer – É preciso encontrar o que liga seu
produto ao seu cliente. Não algo que ele simplesmente queira, mas sim algo que
o beneficie e possa fazer parte dele.
· Conheça com quem fala – Quando você conhece seu cliente, tem
interesse na vida dele e consegue passar para ele essa empatia, é mais que
provável que essa venda seja fechada. E o quanto você conhece dele é algo que
vai se formando através das vendas e relações. Pergunte para o cliente, com
sinceridade: o que é importante para você? Mostre que se preocupa em atender
esses valores.
· Problemas – Esteja preparado para dúvidas que seu cliente pode ter e que
problemas ele pode apontar. Nunca hesite em uma resposta.
·
Ouvir é tão importante quanto falar - É
preciso escutar seu cliente. Simples assim, enquanto ele tiver algo a dizer ou
crítica a fazer, você terá que ser o ouvinte perfeito. Comunicação é uma via de
duas mãos, portanto aproveite ambas.
· Domine sua Linguagem Corporal – Quando você pensa em comunicação,
provavelmente pensa nas palavras que diz primeiro. Mas há outro elemento
importante de comunicação, que pode não estar em seu radar – LINGUAGEM CORPORAL.
Pesquisas
mostram que mais da metade de toda a comunicação é não-verbal. E quando você pensa
sobre isso, faz todo o sentido. Cada gesto de mão, cada testa franzida, cada
sorriso e cada mudança de entonação vocal envia um sinal para a pessoa com quem está falando. É tudo comunicação. E a linguagem corporal é enviada e recebida o
tempo todo. Mesmo quando ninguém está falando. Está na sua posição, na sua
maneira como você posiciona as mãos e até na respiração!
Mas
isso afeta o seu sucesso de vendas? Claro! Imagine dois vendedores dando o
mesmo tom. Um deles sorri, usa gestos atraentes e fica em posição aberta. O
outro está debruçado, franzindo a testa, com um tom monótono.
É
óbvio quem vai vender mais!
· Estabeleça confiança – Seu cliente precisa confiar em você.
Utilize a técnica do RAPPORT para estabelecer confiança.
· Crie âncoras: sentimentos positivos para seu cliente
associar ao fechamento da venda, como por exemplo: satisfação de atingir metas,
tranquilidade de ter relatórios completos a mão, capacidade gerencial ampliada e reconhecimento dos seus superiores.
Busque nas soluções que oferece “sentimentos” que vão agradar seu cliente e
mostre-os a ele.
Fonte: Adaptado de Ashley Andrews
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vendas? Então não perca tempo e inscreva-se no Workshop: Programação Neurolinguística
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