Conciliar as atividades pessoais e profissionais sem que uma interfira na
outra é o sonho de 100% das pessoas que estão no mercado de trabalho,
independente de cargo, função, idade ou sexo. Na teoria parece fácil, mas
muitos profissionais têm dificuldades em separar os problemas de casa e do
trabalho e deixar cada um em seu respectivo ambiente – principalmente com os
avanços tecnológicos, que nos mantém conectados 24 horas.
Imprescindível para a qualidade de vida, essa
prática ajuda a evitar problemas na carreira e a aumentar o rendimento. Afinal,
não importa se você trabalha em uma grande multinacional, em uma pequena
empresa ou se é um profissional autônomo, quando falamos de trabalho estamos
falando de produtividade. Assim, se você for um trabalhador produtivo (acima da
média) suas chances de sucesso serão grandes. O mesmo vale para seus
relacionamentos pessoais, com família e amigos, e seus momentos de lazer, que
só tendem a ganhar em qualidade quando você está focado neles.
Para
alcançar este objetivo o segredo é não tentar separar os assuntos como se
fossem duas vidas (uma pessoal e outra profissional), e sim buscar o
equilíbrio. Para isso, basta uma boa pitada de bom senso e algumas regrinhas
básicas. Confira a seguir quatro delas!
Tenha
planejamento e disciplina
O planejamento e a disciplina devem estar presentes
nos dois lados da moeda: vida pessoal e vida profissional. No trabalho, tenha
sempre muito claro quais são suas atuais prioridades, assim conseguirá
organizar suas tarefas com mais clareza. Na vida pessoal, planeje com
antecedência como deseja utilizar seu tempo e estabeleça uma rotina em seu dia
em que você possa se dedicar também à sua família e amigos.
Não seja uma esponja de problemas
Muito cuidado para não ficar absorvendo problemas
atrás de problemas, sejam eles profissionais ou pessoais. Você tem um limite,
não insista! Portanto, fique atento para não “comprar” problemas que não são
seus e nunca esqueça ou duvide da capacidade que outras pessoas têm para
resolver alguns deles. Lembre-se de que você pode sempre delegar.
Não confunda os relacionamentos
Muitas vezes temos em nosso ambiente de trabalho
pessoas da família ou amigos pessoais, e em outros casos, amigos de trabalho se
tornam mais íntimos e passamos a conviver com eles fora do ambiente
profissional. Seja qual for o caso, tenha sempre em mente o contexto em que está
envolvido (pessoal ou profissional) e tenha cuidado para não ultrapassar
limites.
Deixe os assuntos de trabalho no trabalho
Os momentos que você vive fora do horário de
expediente são para relaxar e pensar/focar em outros assuntos. Como foi o dia
da sua esposa? O que seus filhos fizeram na escola? Como será a viagem que
aquele amigo está prestes a fazer? Enfim, o importante é entender que as
pessoas do seu convívio pessoal não pertencem ao seu trabalho, portanto os
assuntos de lá pouco interessarão a elas.
Fonte: Carreira
Fonte: Carreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.