Ser um profissional de RH sempre foi uma escolha! Uma escolha desde a época da faculdade de Psicologia e do gosto por trabalhar com gente. Hoje, passados 10 anos desta decisão, constantemente me vejo refletindo sobre as minhas expectativas, aprendizados, realizações e desafios ao ocupar o papel de profissional de RH.
Ser um profissional de RH é uma construção, pois perpassa pelo desafio de abandonar uma visão romântica da sua inserção no mundo do trabalho, e se deparar com a cultura organizacional, as relações no mundo corporativo, o foco no negócio e a própria conquista do espaço, da valorização e do reconhecimento do profissional de RH.
Como todo jovem no mercado de trabalho, eu tive dúvidas sobre qual a melhor forma de conduzir minhas responsabilidades e entregas. Além do medo de errar, tão presente nos profissionais. Hoje percebo que a prática profissional, os erros e os aprendizados ao ocupar posições na área de Seleção de Pessoal e de Desenvolvimento sempre contribuíram para minha formação e carreira, e me conduziram a ser a profissional que sou hoje. Sou grata aos profissionais de RH, que me acompanharam e me lideram ao longo destes anos, e a quem pude admirar! Assim como aos líderes, que me provocaram e desafiaram a conhecer e entender o negócio para ser uma profissional de RH alinhada aos valores, cultura e estratégias da organização.
Hoje, penso no profissional de RH como alguém que nunca deve perder o gosto pelo conhecimento, pelo ato de aprender, com suas experiências e com o outro. Como um profissional que tem que se permitir errar e usar isso como aprendizado para novas possibilidades. Como um profissional que não tem medo de ser criativo e inovador. Como alguém que gosta de se relacionar com gente, que admira os líderes e que é admirado. Como um profissional que transmite respeito e confiança. Como alguém que tem que ser cuidadoso e diplomático nas suas relações, mas sem perder a ousadia e a firmeza. Penso, em um profissional de RH, que nunca perca a coragem de ser um agente de transformação junto à organização. Enfim, acredito que o profissional de RH tem que ser o guardião das pessoas na organização, tem que ser aquele que nunca irá desistir de fazer o melhor para as pessoas e seguir o seu propósito.
Para mim, ser profissional de RH é uma paixão!
Christiane Fonini
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.