Segundo Cortella (2014), reconhecer significa conhecer a si mesmo.
Você precisa se ver naquilo que faz. Do contrário, não se sentirá realizado.
“Se você não se sentir realizado – usando a palavra em duplo sentido, não se torna real ou, se você usar o termo em inglês, to realize, não se perceberá. E se não se perceber no que faz, se sentirá infeliz”, (Cortella, 2014, p.65).
Perguntei aos participantes de grupos de whatsapp sobre a forma como preferem ser reconhecidos no trabalho e obtive as seguintes respostas:
- “Gostaria de receber mais feedbacks, participar de reuniões semanais produtivas com direcionamentos assertivos, receber estímulos para cursos de desenvolvimento e melhoria de salário”;
- “Poder contribuir com ideias novas, participar de reuniões de forma ativa, sentir-se parte de uma empresa, ter autonomia para fazer o que precisa, e receber feedbacks para saber o que está fazendo certo”;
- “Remuneração adequada, desenvolver pessoas e incrementar os resultados da empresa”.
- “Receber elogios individualmente ou junto aos colegas, ser chamado para representar a liderança em eventos e reuniões importantes, participar de projetos complexos e relevantes para a empresa e ter uma remuneração de mercado”.
- “É quando a minha contribuição agrega valor para a empresa, e há espaço de escuta para sugestões e críticas”.
- “Quando a empresa realiza ações para demonstrar que o funcionário é realmente importante”.
Ainda, Cortella (2014) revela que sente-se leal a uma empresa quando percebe que ela também é leal a ele em relação a carreira, se oferecesse perspectiva de futuro e apostasse no trabalho dele, contribuindo para o seu desenvolvimento profissional por meio de apoio na sua continuidade dos estudos acadêmicos.
É comum acompanhar as empresas realizando grandes investimentos em ações de melhoria de estrutura física, layout e mobiliário. E, essas são necessárias para o sentimento de valorização dos funcionários. No entanto, pesquisas acadêmicas e de clima organizacional apontam que para a motivação das pessoas o que contribui é a sensação de reconhecimento, ou seja, a forma como se é percebido pelo outro. Reconhecimento encontra-se na importância que se dá ao outro, no investimento de tempo dedicado ao desenvolvimento, troca de feedbacks, participação em ações, projetos e reuniões relevantes para a empresa. É incentivar e apoiar o funcionário no crescimento pessoal e profissional. É a forma respeitosa de relacionamento entre líder e liderado.
Eu quero aproveitar esse texto para dar reconhecimento as minhas escritoras do blog, que muito me ajudam a compartilhar conhecimento e histórias riquíssimas sobre a arte de aprender a aprender.
Aline – Obrigada por nos oferecer teus textos sobre a tua vivência no exterior e experiência profissional de recursos humanos. Estou muito orgulhosa em acompanhar teus avanços na escrita e a tua ousadia e coragem com o projeto sobre a Sofia e que agora, farão parte de site e livro. Parabéns, fico feliz que o blog da 3up também contribua com o teu crescimento.
Rita – Querida escritora, obrigada por permitir que nós façamos parte das tuas lindas histórias sobre aprendizados de vida. Teu texto sobre a gostosa experiência de ler enquanto caminhava para a escola foi um sucesso. A tua simplicidade e profundidade nos levaram a viajar contigo em campos desconhecidos. Foi uma delícia!
Alyane – Que texto lindo sobre fases da carreira, momentos de crise que são oportunidades de mudança e a adaptabilidade ao trabalho, a partir do grau de prontidão das pessoas e dos seus recursos pessoais e profissionais para superar desafios. Profundo o teu artigo. Obrigada por oferecer consistência teórica e prática também ao blog da 3up.
Nathaly – Parceira de facebook e blog, obrigada pelas pílulas mercadológicas. É gostoso ler os teus textos sobre as atualidades no mundo profissional.
Queridas amigas blogueiras: fico tão feliz em poder contar com vocês. Quando construí o meu facebook e blog, queria muito que a diversidade de pensamentos e ideias fizessem parte do conteúdo oferecido aos meus amigos. E vocês contribuem para esse objetivo. Juntas construímos essa diversidade. Muito obrigada de coração! Amo vocês! bjs
E você, meu amigo:
- Como gosta de ser reconhecido no trabalho?
- Já reconheceu alguém hoje?
Mande seu comentário, um abraço da amiga: Katia Magni
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.