Falar sobre cliente é sempre um grande desafio. Afinal, somos todos clientes, e cada vez mais exigentes. Isto se deve pelo conhecimento dos nossos direitos e deveres e à carência do ser humano nas relações.
A grande vantagem competitiva que se torna vital nas empresas é o Encantamento com o Cliente. Como assim? Simplesmente “atender com coração e empatia”. A grande pergunta é: a sua empresa é humanizada? Se ela não for, faça com que se torne, seja incansável nesta causa, pois com certeza o tempo irá mostrar que com esta cultura, o cliente percebe que agrega valor a ele, a empresa torna-se admirável. O sucesso para isto se tornar realidade está na base. Quais os valores e o propósito de sua empresa? Não basta estar escrito em um quadro, a teoria tem que combinar com o prática, pois os exemplos e as experiências é que constroem e fortalecem esta marca. Além disso, é importante contratar gente que goste de gente, um exemplo: um vendedor não pode enxergar um cliente somente na hora da venda mas, sim, o vendedor em nível de excelência, fazer com que o próprio cliente, após passar pela vivência de usar o produto ou serviço, também seja um vendedor. Na grande maioria das empresas os produtos e/ou serviços são ótimos, qualquer um pode copiá-los. O que os diferencia e que não conseguem copiar é a cultura, a essência das pessoas que gostam do que fazem, que têm orgulho da empresa onde trabalham, que acreditam nos valores e no propósito. Costumo dizer que o resultado desta performance é o que garante o sorriso no rosto e brilho no olhar, fazendo a diferença na vida dos clientes.
Talvez algumas perguntas possam se fazer: você gostaria de ser atendido por você? você já fez algum cliente feliz hoje? Você cuidou de alguém hoje? Se as respostas forem sim, este é o caminho.
Feliz Dia do Cliente!
Quelim Bittencourt
Gerente | Relacionamento com o Cliente
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