sexta-feira, 26 de julho de 2013

O poder da leitura para o desenvolvimento pessoal e profissional

homem lendo

Esta história marcou a minha infância. Venho de uma família grande e simples,  e, certa vez, queria muito comprar um livro, mas meus pais não tinham condições de adquiri-lo. Na época, havia um vendedor demonstrando uma coleção de 3 livros pequenos, na escola. Lembro que eu estava na terceira série do primeiro grau. Queria muito aqueles livros. Aí, me lembrei que tinha um cofrinho – meu porquinho de argila. Entusiasmada, fui lá, quebrei meu cofrinho, coloquei todas as moedas num saquinho e comprei os livros. Fiquei feliz e orgulhosa!  Realizei um sonho!

Esse gosto pela leitura sempre esteve presente na minha vida. Sempre que possível incentivo quem está a minha volta a ler. E vale qualquer tipo de material: livros técnicos, romances, jornais, revistas, artigos, trabalhos de pesquisa, etc. Acredito que a leitura é uma das ferramentas mais potentes para o desenvolvimento pessoal e profissional. E explico o porquê:

- Ler estimula a criatividade, solta a imaginação;
- Ler desenvolve o pensamento estratégico;
- Ler amplia nosso repertório de conteúdo e palavras;
- Ler melhora nossa velocidade de leitura;
- Ler qualifica nossa escrita e capacidade de interpretação;
- Ler aumenta nosso vocabulário;
- Ler faz a gente se expressar melhor;
- Ler amplia nossa visão de mundo;
- Ler nos faz formar mais opiniões sobre diversos assuntos;
- Ler aumenta a nossa cultura geral;
- Ler nos faz pessoas (e profissionais) mais completos e descobridores do mundo!

Alguém ainda duvida dos benefícios da leitura?

Pergunta de coaching:

1. Quantos livros você costuma ler por ano? Além de livros, o que mais você lê? Com qual frequência? Quantos livros você deu de presente aos seus filhos?

Foi muito triste saber que o Brasil apareceu no 53º lugar, em uma lista de 65 países, da última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA (que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15 anos).

A escritora Lya Luft fez uma colocação fantástica , numa entrevista: “Se quiseres ensinar seus filhos a ler, leia. Leia em qualquer lugar: na cama, na sala, na varanda. Mostre-se lendo. Espalhe livros pela casa: sala, mesas, armários e cabeceiras.” A leitura é contagiante, seja em casa ou no ambiente de trabalho.

Acredito que os líderes familiares (pais, avós, tios...) ou profissionais (diretores, gerentes, supervisores...) devem ser disseminadores do hábito da leitura. Temos o dever de influenciar pelo exemplo.

Na minha casa, eu e meu marido temos a nossa estante de livros e meu filho tem a dele. E adora ler! Pra minha felicidade!

Tive um professor de cursinho, que chamava-se Pedro Oliveira, que dizia que ao dar presente a uma criança, devíamos incluir um livro. Faço assim com o meu filho e dá certo! Está dando Certo!

Para “brindar” à leitura, fazemos uma campanha mensal no nosso facebook, sorteando um livro sobre liderança, gestão de pessoas ou coaching. Esses são os temas que inspiram a nossa atividade profissional e que pode ser muito especial na carreira dos nossos amigos.

Faça parte dessa campanha!

Ficaremos felizes com a sua participação! Um grande abraço, Kátia Magni - 3uptalentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.