quarta-feira, 10 de abril de 2013

Nunca pare de aprender


Nunca pare de aprender | 3Up Talentos | Kátia Magni
Lendo o Blog do Brian Tracy, uma das maiores autoridades em coaching do mundo, nos deparamos com o termo Lifelong Learnig, que significa aprendizagem contínua, em tradução livre. O consultor, palestrante e autor de Best-sellers afirma que um hábito fundamental de pensar e agir praticado por pessoas de alta performance é a orientação para o crescimento.  Esse método requer que você desenvolva o hábito de aprendizagem contínua. Assim como você exercita o seu corpo regularmente, você deve exercitar a sua mente diariamente para se tornar cada vez melhor na sua área de atuação.

Não basta fazer uma faculdade, um curso de línguas e pronto. Você precisa estar sempre aprendendo, se atualizando. A cada dia surgem novas técnicas, novas práticas, novas ideias. A informação se multiplica e o seu conhecimento precisa acompanhar essa onda.

Segundo Brian Tracy existem três tipos de aprendizagem:

1) Aprendizagem de manutenção: como o próprio nome já diz, significa manter o conhecimento que você já adquiriu. É importante, mas cuidado! Isso pode deixar você para trás em relação à concorrência. Muitas pessoas acham que ler um livro de vez em quando ou se manter atualizado com veículos de comunicação é o suficiente para adquirir mais conhecimento. Mas nem sempre é o caso. Pode ser o mesmo que verificar o mercado de ações a cada dia para encontrar os preços de vendas das ações e títulos. Essa informação não vai acrescentar nada ao seu conhecimento já adquirido.

2) Aprendizagem de crescimento: esse é o tipo de aprendizagem que acrescenta conhecimentos e habilidades que você não tinha antes. Por exemplo, se você decide aprender a falar espanhol, de modo que você possa expandir suas oportunidades de negócios para o mercado latino-americano, cada palavra ou frase que você aprende é uma forma de aprendizagem de crescimento. Essa aprendizagem permite que você faça coisas que você não poderia fazer antes.

3) Aprendizagem de choque: é quando algo contradiz o conhecimento que já adquiriu. Peter Drucker, em seu livro Inovação e Espírito Empreendedor, diz que as principais fontes de inovação em uma empresa resultam do sucesso ou fracasso inesperados, quando acontece algo que é completamente inconsistente com as expectativas, com o que deveria ter acontecido. Infelizmente, a maioria dos profissionais ignora o inesperado em favor da informação com a qual estão mais confortáveis. Mas esse “choque” pode trazer insights que podem permitir que você tire proveito de uma grande mudança de mercado.

O conhecimento é a principal fonte de valor no mundo de hoje e a capacidade de expandir sua mente e dedicar-se à aprendizagem contínua é a chave para enfrentar as barreiras que possam aparecer na sua frente. Do que você precisa para se tornar um profissional mais completo? Quando foi a última vez que você aprendeu alguma coisa? Você fez algum curso recentemente? Está lendo algum livro? Questione-se frequentemente e pratique a aprendizagem contínua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.