segunda-feira, 28 de junho de 2021


Após 32 anos de uma lenda dos domingos à tarde... o fim de um ciclo.

Ciclos terminam. Para todos.

Independente de ser desligado ou pedir desligamento... Quem sofre a ação, ou seja, o funcionário desligado necessita lidar com o luto, refazer a vida, reconstruir a rotina.

Mesmo que as decisões tenham sido tomadas com cautela, segurança e prévia negociação, a vida exigirá uma nova construção pessoal, emocional, mental e profissional.

De repente, chegou a segunda-feira, e aquela rotina de acordar cedo, arrumar-se para o trabalho, encontrar pessoas, realizar reuniões, resolver problemas, sair cansado... Simplesmente, não existe mais.

E agora? O que fazer?

Ah! Isso também acontece quando a aposentadoria chega! Esse vácuo ou buraco ou vazio se faz presente também para o recém aposentado.

O que fazer? Vamos lá, então.

Quero compartilhar aqui, minhas dicas, reflexões e aprendizados como Executiva e Coach de Carreira, pois inúmeros clientes estão vivendo esse momento:

1) Essa situação é mais comum do que imaginamos. Pessoas ficam desempregadas. Acontece! Basta estar no jogo ou melhor no trabalho. Não é privilégio - é fato!

2) Se você nunca passou por isso, exercite esse momento por 2 minutos. Veja como você receberia uma notícia de demissão! Qual seria a sua reação hoje? O que faria do seu dia - na manhã seguinte?

3) Prepare-se! Ninguém é insubstituível. A pessoa e o talento são insubstituíveis, mesmo assim, as empresas demitem.

4) Demissões acontecem por falta de resultado ou comportamento inapropriado ou baixa tolerância a presença de alguém. Então, demissões podem ser justas ou injustas. Sim, sejamos honestos. Quantas vezes, você já presenciou um desligamento sem motivos ou por razões que só o Líder conhece? Existem culturas permissivas em que o Líder desliga quem ele quiser, com ou sem motivo. E pronto.

5) Se você foi desligado e está vivendo esse período de vazio, é porque não se preparou antes e pode ter sido pego de surpresa. E eu posso garantir, que mesmo uma pessoa que sabe que será desligada, ao sair se depara com o vazio.

Sua Carreira = Sua responsabilidade! Prepare-se! 😘 💖

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.