É normal, nas grandes corporações, que janeiro seja um mês de fechamento ou início dos processos de avaliação de desempenho.
Para contribuir e atender aos pedidos dos meus seguidores, vou me dedicar a escrever sobre esse tema, nesse mês. Acredito que poderá fazer grande diferença na gestão das pessoas e no clima organizacional. Agradeço e dedico esse post à querida @alinefrb
1. Avaliação de desempenho é um processo formal, com diversos nomes: avaliação de competências, acordo de resultados, contrato de objetivos. Independente do nome, o propósito é que o momento seja uma conversa de desenvolvimento. Infelizmente, às vezes, os Líderes (despreparados) aproveitam a oportunidade para “despejar” em seu colaborador, todos os problemas referentes a comportamento ou desempenho, nos últimos 12 meses. Um “baita” erro! Significa que não houve feedback durante o ano.
2. A diferença entre ter uma conversa de feedback boa ou ruim, está na qualificação da Liderança. Se o Líder é “despreparado”, mesmo que a avaliação seja positiva, o término da conversa poderá ser ruim.
3. Toda vez que um Líder agenda uma conversa com o seu liderado para realizar qualquer etapa da avaliação de desempenho, é possível que existam tensões, fantasias, medos e grandes expectativas, entre ambos. Cumprir a agenda é uma questão de respeito. Muitas vezes, o colaborador nem consegue dormir direito “tentando adivinhar” o conteúdo da conversa e até revisando suas atitudes no ano para antecipar-se com argumentos de defesa sobre o que virá.
4. É comum ter lideranças e colaboradores “despreparados” para uma conversa sobre desempenho. O que torna o momento de feedback um desperdício de oportunidade para elevar a potência nos resultados pessoais, profissionais e organizacionais.
5. O resultado de uma conversa ruim na hora de contratar objetivos, acompanhar desempenho e/ou realizar o fechamento de uma avaliação de desempenho podem ser muito piores para a motivação ou desmotivação dos colaboradores.
A boa notícia é que mesmo que uma empresa não ofereça um Programa de Desenvolvimento de Líderes com o propósito de preparar suas Lideranças para a realização de conversas difíceis, seja em relação ao desempenho ou ao comportamento, qualquer profissional que ocupa essa função de Líder pode buscar sua qualificação para fazer dessa conversa uma oportunidade de crescimento recíproco: Líder e Liderado. Se liga! Qualifique-se e acompanhe os próximos posts. Se você acredita que esse conteúdo pode ajudar outros líderes, por favor, compartilhe. Um bj no coração.
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