Todos nós aprendemos inúmeras lições nos
nossos percursos profissionais – algumas mais significativas que outras. Mas as
que são verdadeiramente valiosas permanecem conosco para sempre, ajudando-nos a
crescer e a ter sucesso.
Amit Singh refere numa entrevista ao “The New York Times”,
algumas das maiores lições que aprendeu no seu percurso profissional. Antes da
gigante tecnológica, o responsável trabalhou durante duas décadas na também
americana Oracle, onde foi responsável por várias áreas da multinacional.
Quatro lições de
liderança:
1.ª Coaching
A importância de exercer coaching junto dos
colaboradores, em vez de fazer o trabalho por eles. Amit Singh diz
que, no início, em vez de dar conselhos às pessoas ou de fazer coaching, ele
“fazia o trabalho por elas”. Entretanto, “com o passar dos anos, tenho tentado
encontrar o equilíbrio entre quando intervir e quando exercer coaching...
Muitos funcionários esperam até terem uma revisão formal, e eu sempre senti que o
melhor coaching é o que se faz no momento”. Adianta que se
trata de “tentar tornar alguém melhor versus criticar por fazer algo. Quando é
feito do modo certo, as pessoas adoram, porque estamos a apostar realmente no
sucesso delas”.
2.ª Comunicação
Qualquer que seja o tempo que está a
despender em comunicação, não é suficiente. “Percebi que se perde muito “na
tradução” na troca de e-mails”, declara o executivo da Google. “Temos
de gastar tempo a comunicar o nosso ponto de vista, a
estabelecer uma visão para a equipe e a forma como vamos lá chegar. É crucial”.
Amit Singh considera que “as pessoas procuram inspiração. O trabalho precisa
ter significado, e querem sentir que fazem parte de algo importante. Para fazê-lo
bem, temos de ser cuidadosos, e temos de comunicar de modo eficaz”.
3.ª Ligação
Não é preciso muito para chegar até às
pessoas e ligar-se a elas. O responsável afirma que não
importa quão grande é a sua organização, não é assim tão difícil estabelecer
uma ligação com os seus colegas. E que pode fazer uma diferença
enorme”. Na Google “temos uma
estrutura muito plana e aberta”. “Qualquer um pode vir ao meu escritório e
dizer: ‘olha, quero beber um café contigo’. “Lembro-me de me sentir super
motivado por um líder que sempre se mostrou muito acessível, mesmo que, no
total, só tenha estado cinco minutos comigo”.
4.ª
Autoconfiança
Não se pode ser um perito em tudo. “Então, concentra-se e foque naquilo que realmente importa, o que obriga a estabelecer prioridades de forma implacável”, refere o vice-presidente de business & ops – augmented end virtual reality na Google. “Por vezes só tem de dizer que não vai estar presente numa reunião – o que requer alguma autoconfiança e disciplina”.
Fonte: Business Insider
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