Quantos de vocês criam To Do Lists - lista de tarefas a serem realizadas – para se organizarem? E quantos percebem que, ao final do dia, muitas das tarefas dessa lista não foram finalizadas por perda de foco?
É o telefone que toca, os colegas que chamam, o Facebook que insiste em tirar nossa atenção... Haja esforço para manter o foco e evitar as distrações.
Recentemente nos comentaram sobre uma técnica simples e eficaz para aprimorar os hábitos de trabalho e estudo. Uma técnica chamada Pomodoro, sim, tomate em italiano.
Criada no final dos anos 1980 por Francesco Cirillo, o método de gerenciamento de tempo utiliza um cronômetro (originalmente no formato de um tomate) para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de pomodoros. Durante esse tempo, não se pode fazer nada além daquela tarefa planejada. A cada final de pomodoro, há uma pausa de 5 minutos para descansar a mente, espairecer, relaxar! A cada quatro pomodoros, ou seja, 1h40 de trabalho, é preciso fazer uma pausa mais longa, de 15-30 minutos. Estudos comprovam que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.
Tudo o que você precisa para colocar essa técnica em prática é papel, lápis, cronômetro e seguir cinco passos básicos:
1. Criar sua To Do List, priorizar os itens que devem ser feitos no dia e escolher a tarefa a ser executada
2. Ajustar o pomodoro (cronômetro/alarme – pode ser do celular, do computador, etc) para 25 minutos
3. Trabalhar na tarefa até que o alarme toque; registrar com um "x" a cada pomodor
4. Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
5. A cada quatro pomodoros fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos)
As leituras mostram que, ao longo do tempo, você vai descobrir quais são as atividades em que você é menos produtivo e desenvolver melhor seus pontos mais fracos. E claro, vai observar como seu tempo é gasto, quantos pomodoros foram necessários para concluir cada tarefa, além de reduzir o tempo das interrupções e, finalmente, dar conta das suas tarefas.
É importante ressaltar novamente que, a cada pomodoro, não se pode fazer nada além da tarefa planejada. Portanto, se você tiver uma ideia, se lembrar de outra coisa que precisa fazer, for chamado pelo colega, tiver vontade de comer um chocolate, tomar um café, etc, escreva um lembrete para ler posteriormente e continue trabalhando. Caso você termine a tarefa antes do cronômetro tocar, aproveite para fazer tarefas rápidas, como responder um e-mail.
No site http://www.pomodorotechnique.com/ há livro, cursos online e diversos materiais sobre a técnica. Estamos pensando em colocá-la em prática para avaliar os resultados. E vocês, o que acharam? Já tinham ouvido falar? Deixem seus comentários!
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