Em
muitos momentos do dia a dia precisamos interagir com outras pessoas,
entretanto, nem sempre fazemos isso da maneira mais adequada possível. Será que
você realmente busca manter relações saudáveis no trabalho? Já parou para
pensar em como lida com as diferenças?
Cultivar bons
relacionamentos vai além de ser amigável, pois é preciso contribuir com a
evolução do outro. Para tanto, o autoconhecimento é necessário, visto
que entender quem somos é um primeiro passo para controlar nossas atitudes
e analisar, com clareza, os efeitos delas.
Estreitar
os laços no ambiente de trabalho — espaço onde é necessário lidar com pressões
e conflitos —, pode mudar o desempenho e os resultados de um negócio. Enfim,
para você manter boas relações interpessoais no ambiente de trabalho, confira estas
dicas infalíveis:
1. Tenha atitudes gentis e
amigáveis
Seja atento,
cordial, prestativo. Essas são as principais características de quem é
gentil, ou seja, pessoas que se preocupam com o outro e, principalmente,
com a forma de tratá-lo. A gentileza é um dos primeiros passos para uma relação
saudável, não forçada e humanitária.
Além
disso, a humildade é uma característica que deve ser prezada no ambiente de
trabalho. No meio de pessoas em diferentes níveis hierárquicos, o comportamento
de cada uma delas pode influenciar o todo.
2. Fique longe de fofocas
Desde
criança as pessoas aprendem que fazer fofoca é muito feio. No entanto, quando
crescemos, concluímos que é mais do que feio, é falta de ética. Logo, uma
conversa fútil pode comprometer a confiabilidade de quem a faz.
Afaste-se
de pessoas que só querem causar inimizades e deixar o clima pesado. Seja aquela
pessoa que busca incentivar o diálogo e sempre estender a mão para quem
realmente precisa da sua ajuda.
3. Saiba delegar e trabalhar em
equipe
Quando você
consegue lidar com as fofocas e sabe o que deve ou não ser conversado, em um
espaço competitivo como o mercado de trabalho, a sua capacidade de delegar e
trabalhar em equipe tende a crescer.
A
relação entre a empresa e o colaborador reflete na qualidade de vida de ambos.
Por isso, não seja prepotente e arrogante quando for usar as suas
qualidades como exemplo. Além do mais, reconheça seus erros para garantir a
confiabilidade da equipe e saiba como, quando, onde e por que fazer
críticas e elogios.
4. Respeite as diferenças
Nem
todo mundo pensa igual! Isso é positivo quando se sabe equilibrar as ações
resultantes desses pensamentos. No geral, todos devem prezar a cultura
organizacional e alinhar-se a ela, mas nada impede que ideias divergentes
surjam e sejam discutidas, desde que com respeito e compreensão.
Para
somar as diferenças, é necessário praticar a empatia, ouvindo e aceitando opiniões
contrárias. Identificar o que as pessoas sentem, pensam e acreditam é
uma maneira de entendê-las. Além disso, essa é uma forma de deixarmos de lado
os julgamentos, pois estamos nos colocando no lugar do outro.
5. Mantenha o profissionalismo
O
fato de você manter uma relação mais próxima com essas pessoas não muda a
conduta necessária para esse ambiente. Piadas, apelidos e discursos ofensivos
não são, nem nunca foram, modos de manter relações saudáveis no trabalho.
Para evitar
problemas entre os colegas, lembre-se que ali não é lugar para intimidades.
Busque controlar as suas emoções, assim você consegue se expressar nas
horas certas e manter o equilíbrio necessário para um bom relacionamento.
Em
síntese, o contexto competitivo do ambiente de trabalho interfere nas ações das
pessoas, assim como no ambiente externo. O ser humano é um ser social e
complexo: ele age, pensa e comporta-se de diferentes maneiras.
Fazer amigos é
muito bom e colabora com a qualidade de vida pessoal e profissional. Mas, tudo
isso depende de como estamos emocionalmente. Por isso, é de extrema importância
manter a saúde emocional no ambiente de trabalho.
Texto de Augusto Cury
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