O padrão: elogio, crítica, elogio, é comum, mas e será que é só isso que precisamos entender de feedback?
Você já se perguntou:
Quando DAR um feedback?
Como RECEBER um feedback?
Quando PEDIR um feedback?
Feedback tem a ver com timing e coerência, não adianta querer dar um feedback depois de muito tempo, pois ele não trará grandes efeitos, nem para casos de correção e nem para situações de reconhecimento. Assim como chamar a pessoa para um feedback, e falar sobre situações aleatórias, sem foco, é totalmente incoerente para quem quer resultados.
É importante compreender que existem momentos em que você deve dar um feedback, momentos esses como quando o colaborador faz algo com excelente qualidade, ou quando o resultado esperado é atingido, e sempre que superar expectativas. Reconhecimento é um combustível de alto valor para motivar pessoas, e alimentá-las para seguir em frente, não é à toa que está presente na pirâmide de necessidades de Maslow.
E quando o assunto é correção, ajustes, erros cometidos, vai depender do seu estado de espírito, se você está muito chateado com o que aconteceu, com sentimentos de raiva inclusive, deixe passar um dia, dois, para chamar o colaborador e conversar sobre esse assunto. Pois, na hora da raiva, nem sempre somos mais assertivos, e há grandes chances de você focar em críticas pessoais, ao invés de críticas sobre o fato. Contudo, não deixe passar muito tempo, apenas retome o seu controle emocional e não deixe de dar o feedback, compartilhe com o colaborador como você se sentiu com o ocorrido, e busque junto a ele alternativas para que não ocorra novamente.
Agora, nada adianta um feedback no momento certo, se não há abertura para o que está sendo falado. Prepare-se para receber um feedback, esteja preparado para escutar, não pense apenas em reagir, se compreender que não tem condições de dar as melhores respostas naquele momento, peça para retomar o feedback em alguns dias. Assim, você terá processado o que foi dito, e avaliado quais as reais possibilidades sobre o ocorrido.
E se, nada disso acontece?
Os dias vão passando, você trabalha, trabalha, trabalha, entrega grandes projetos, e mesmo assim, não tem ideia se o seu trabalho está de acordo ou não com os objetivos da área, ou do seu líder. Esse é o momento perfeito para você pedir um feedback, e não se acanhe em pedir, muitos líderes não se recusam a dar um feedback, eles apenas não tem essa prática em sua rotina.
Entenda, boas entregas e resultados não são os únicos indicativos do caminho que você precisa seguir, a visão do líder, sempre tende a contribuir, e você não pode atrelar seu desempenho a falta de planejamento dele em relação a momentos de feedback. Peça, converse com ele sobre a importância de receber um direcionamento, de poder debater os resultados (bons e ruins), e de criar vínculo.
Quer dizer que você precisa pedir feedback a todo momento?
Não, apenas quer dizer que você precisa sentir-se seguro para seguir em frente, desenvolvendo-se cada vez mais. Sem deixar de lado a sua autonomia, afinal feedback não é bengala, é bússola!
Um beijo no seu coração,
Kátia Magni
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