Feedback é um termo muito comum nas organizações, e que na
maioria das vezes, tem um tom negativo, deixando colaboradores apreensivos com
esta prática. Que nada mais é, do que um retorno sobre uma atividade, um
projeto, comportamento, mas principalmente resultados.
A questão, é que por mais comum que o termo seja, a frequência
ainda deixa a desejar em muitas empresas. E o principal responsável por isso, é
o líder!
Que ao não incluir o feedback na sua rotina com os
liderados, pode estar prejudicando a performance da sua equipe. Afinal, sem
direção, qualquer caminho serve.
Um feedback positivo não precisa esperar a avaliação do
colaborador no final do ano, ele pode ser realizado a qualquer momento e sempre
que houver algo a ser reconhecido!
E atenção, não confunda as coisas, é claro que as atividades
do dia a dia precisam ser entregues e que o seu liderado não precisa de elogio
a cada respiro. Mas, reconhecer a entrega de um projeto completo, que ele se
dedicou por horas e horas, ou aquela solução que ninguém mais havia conseguido,
pode motivá-lo a continuar nesse ritmo.
Feedback negativo serve apenas para massagem de ego do
líder, isso mesmo que você leu! O feedback deve ser corretivo, onde você aponta
o erro, esclarece os prejuízos causados, e demonstra como sentiu-se pelo
ocorrido, buscando alternativas para solucionar a situação. E não apenas um
feedback de acusações e julgamentos, que não levam a solução alguma!
Um bom líder deve se preparar para este momento do feedback,
sempre, para que ele seja um momento de troca entre líder e liderado!!!
Se quiser saber mais sobre o tema, acompanhe o próximo
artigo do blog, vamos conversar sobre:
Como Receber um Feedback
Como e Quando Dar um Feedback
Quando Pedir um Feedback
Um beijo no seu coração,
Kátia Magni
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.