sábado, 7 de setembro de 2019

Muito conhecido e ainda pouco praticado nas organizações: Feedback


Feedback é um termo muito comum nas organizações, e que na maioria das vezes, tem um tom negativo, deixando colaboradores apreensivos com esta prática. Que nada mais é, do que um retorno sobre uma atividade, um projeto, comportamento, mas principalmente resultados.
A questão, é que por mais comum que o termo seja, a frequência ainda deixa a desejar em muitas empresas. E o principal responsável por isso, é o líder!
Que ao não incluir o feedback na sua rotina com os liderados, pode estar prejudicando a performance da sua equipe. Afinal, sem direção, qualquer caminho serve.
Um feedback positivo não precisa esperar a avaliação do colaborador no final do ano, ele pode ser realizado a qualquer momento e sempre que houver algo a ser reconhecido!
E atenção, não confunda as coisas, é claro que as atividades do dia a dia precisam ser entregues e que o seu liderado não precisa de elogio a cada respiro. Mas, reconhecer a entrega de um projeto completo, que ele se dedicou por horas e horas, ou aquela solução que ninguém mais havia conseguido, pode motivá-lo a continuar nesse ritmo.
Feedback negativo serve apenas para massagem de ego do líder, isso mesmo que você leu! O feedback deve ser corretivo, onde você aponta o erro, esclarece os prejuízos causados, e demonstra como sentiu-se pelo ocorrido, buscando alternativas para solucionar a situação. E não apenas um feedback de acusações e julgamentos, que não levam a solução alguma!
Um bom líder deve se preparar para este momento do feedback, sempre, para que ele seja um momento de troca entre líder e liderado!!!
Se quiser saber mais sobre o tema, acompanhe o próximo artigo do blog, vamos conversar sobre:
Como Receber um Feedback
Como e Quando Dar um Feedback
Quando Pedir um Feedback

Um beijo no seu coração,
Kátia Magni

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