quinta-feira, 17 de maio de 2018

Educação Corporativa: A alma do negócio?


A educação corporativa, no mundo organizacional, sempre foi uma das minhas grandes paixões!

Imaginar que há dentro das empresas, uma área que se dedica a pensar no formato de aprendizagem de adultos e nas perspectivas de desenvolvimento, e até de carreira de seus colaboradores é algo fantástico!

Fantástico, porque acompanhamos o crescimento e a evolução das pessoas ao longo do tempo, bem como a incorporação de novas ferramentas, estratégias e tecnologias de aprendizado, como: os treinamentos à distância, os treinamentos comportamentais e vivencias ao ar livre, a vídeo e teleconferência, os jogos interativos, mentoring, coaching, entre outros.

Concomitante à isto, percebemos também, a mudança de cenário, e a necessidade das instituições se diferenciarem–se, como uma vantagem competitiva para o negócio, tendo nas pessoas o seu principal ativo para esta mudança de reposicionamento no mercado.

Portanto, as pessoas assumem um papel fundamental neste contexto, tanto para perpetuação da cultura da organização, ou seja, a manutenção da sua essência, como também, como propulsoras do processo de mudança e transformação da instituição, de acordo com a nova estratégia organizacional.

Através da educaçao corporativa, também percebemos novas formas de pensar, sentir e agir das pessoas comprometidas neste processo, e consequentemente, a quebra de algumas crenças e tabus, por meio do empoderamento e busca de autonomia dos mesmos, que agora assumem o papel de protagonistas de sua história.

A educação corporativa, como área, busca estabelecer um processo de aprendizagem empresarial que tenha como prioridade a obtenção, manutenção e disseminação do conhecimento, propiciando o contínuo desenvolvimento das pessoas e a gestão do conhecimento para instituição.

Esta iniciativa, não se restringe apenas aos colaboradores, mas abrange todos aqueles envolvidos com suas atividades como fornecedores, clientes e a sociedade, isto é, seus stakeholders, a fim de gerar valor, que contribua para produtividade, o alcance das metas e a sustentabilidade da organização. Além de propiciar o desenvolvimento da carreira de seus funcionários e a formação de melhores cidadãos.

Para tanto, faz necessário a atuação de diversos parceiros para implementação assertiva dos programas de educação corporativa, tendo na alta gestão o grande apoiador para as ações da área, através do reconhecimento da necessidade de investimento na formação e capacitação de seus colaboradores para busca de melhores resultados para o negócio. Assim como os líderes e gestores, que são os inspiradores e incentivadores do desenvolvimento de suas equipes e colaboradores, e a própria área de Gestão de Pessoas assume um papel central na condução, execução e reavaliação das ações de treinamento e desenvolvimento para organização.

Enfim, a educação corporativa serve a organização na busca de seus resultados de sustentabilidade e perpetuação no mercado, mas também serve como uma ferramenta para que as pessoas possam escrever um novo futuro para suas vidas, suas famílias, a instituição e a própria sociedade. Então, como não se apaixonar por esta área?


Fonte: Christiane Fonini

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