Dentre algumas das grandes qualidades de líderes estão: ter a capacidade de aumentar a auto-estima e a autoconfiança em outras pessoas. O líder dá o tom da empresa, desde a maneira como fala, se comporta, até como responde aos outros e trata as pessoas no dia a dia.
Ser um líder dentro de uma grande empresa, significa que suas decisões afetam todas as pessoas do seu time, principalmente seus erros.
No entanto, nem todos tem a sorte de ter chefes com tais qualidades. É comum cometer erros e talvez você também tenha cometido alguns no passado, mas o que faz um bom líder é corrigi-los e aprender com eles. Separamos alguns dos erros mais comuns cometidos nesse cargo. Confira:
- Criticar outros: como líder, não perca seu tempo criticando outras pessoas. Foque nas soluções, foque no que pode ser feito e não em quem cometeu o erro ou quem culpar. Isso pode afetar a autoestima da pessoa e pode impedi-lo de atingir sua performance máxima em projetos futuros.
- Reclamar: Fazer reclamações o tempo todo torna você uma vítima, tornando-o fraco aos olhos dos demais. Além disso, diminui sua autoestima e autorespeito.
- Se você não está contente com algo, traga o problema para os demais e juntos discutam sobre o assunto. Aponte a diferença entre o que você esperava e o que realmente aconteceu. Para então, criar soluções para melhorar a situação.
- Culpar outros: ao desmoralizar pessoas de fora da empresa, alguém pode contar uma versão distorcida do que você disse e isso pode ser prejudicial. O mesmo acontece quando você fala sobre concorrentes ou clientes no mercado. Nunca critique seus concorrentes, colegas ou líderes.
- Um bom líder busca resolver os problemas que levaram às queixas em primeiro lugar.
Cada pessoa tem um potencial ilimitado para ser um bom líder e pode prosperar no ambiente certo, uma vez que esse potencial é aproveitado.
Desejo que você curta, pratique e compartilhe as dicas com os seus amigos e colegas.
Fonte: Adaptado de Brian Tracy
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.