Estar adaptado à cultura organizacional de uma empresa é um dos principais fatores que ajudam a fazer com que o profissional se sinta satisfeito e realizado dentro do local de trabalho. Mas como ter certeza de que está adaptado? Observe se você concorda com os valores da empresa, se os funcionários são reconhecidos e respeitados, como você avalia os critérios de remuneração e promoção?
Normalmente, funcionários não ajustados à cultura tendem a demonstrar insatisfação, decepção e frustração. Então como evitar tal situação? Veja algumas medidas que podem ser tomadas:
- Procurar entender a razão do comportamento ou posicionamento da empresa pode ajudar na compreensão do ambiente em que se está pisando.
- Entrar em uma empresa com a expectativa ou exigência mais baixas sem que isso fira os seus princípios.
- Se ainda assim, você se sinta desconfortável, mudar de departamento ou unidade também é uma alternativa. Procure conhecer o local para onde está sendo transferido e seja transparente com seu chefe.
- Se depois de tudo isso nada funcionar, talvez seus valores sejam muito diferentes da empresa e sair pode ser o melhor remédio.
- Fique atento aos sinais de insatisfação e procure identificar os pontos de alinhamento com a cultura ou converse com o seu líder para obter ajuda nesse processo.
- Trabalhar em um ambiente indesejável pode causar danos como depressão, síndrome do pânico, entre outros.
E você, está esperando o quê para tomar uma atitude?
Fonte: vagas.com.br
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