terça-feira, 27 de outubro de 2015

Você já recebeu um feedback? Como foi a experiência?


Logo no início da minha carreira em Recursos Humanos, fui chamada pelo meu gerente para receber um feedback. Fiquei apreensiva, pois ele tinha uma aparência muito séria e isso o tornava um homem assustador. Então, ouvi: “você é muito disciplinada”. 

Pensei que meu pai ficaria orgulhoso, pois sempre dizia que disciplina era fundamental para alguém ser um bom profissional. 

Na verdade, ele disse que isso poderia atrapalhar meu desempenho no RH, pois flexibilidade seria importante para lidar com as situações que não se enquadrariam às regras da empresa.

Apesar de ter sido difícil ouvir e processar essa informação, foi essencial para a minha carreira. Foi um presente! Tornei-me uma pessoa mais flexível.

Sim, FEEDBACK pode ser um presente na nossa trajetória profissional. 

Em função do mau uso da palavra Feedback, algumas emoções antecedem o momento dessa conversa e acabam atrapalhando o momento: ansiedade, nervosismo, apreensão, medo, receio de ser surpreendido negativamente entre outras. Ainda hoje, poucas pessoas pensam que será uma experiência positiva.

Por isso, nós líderes, temos a responsabilidade de melhorar nosso jeito de dar feedback,  tornando-o uma experiência significativa para desenvolvimento e reconhecimento dos funcionários. 

Compartilho algumas dicas para dar feedback:

  1. Esteja calmo! Dessa forma, você terá mais condições de contribuir com o desenvolvimento do seu liderado;
  2. Para ser assertivo, descreva a situação, os fatos e os comportamentos nos quais seu liderado cometeu um erro, desconforto ou equívoco;
  3. Escolha um local no qual você não será interrompido. E, por mais tentador que seja - não atenda celular, não leia e-mails ou receba outras pessoas, durante esse momento;
  4. A maioria das pessoas não se importa de receber feedback positivo na frente de outros colegas, mas quando for negativo, jamais faça isso em público.
  5. Feedback sanduíche deve ser utilizado se a situação for oportuna para tal. Funciona muito bem, em processos de avaliação de desempenho e em casos de desenvolvimento de competências. 
Estar preparado para dar um Feedback é um sinal de cuidado e respeito com as pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.