sábado, 17 de agosto de 2013
Estilo de liderança dos brasileiros
Existem diferentes estilos de liderança ao redor do mundo. Isso se deve ao fato de que cada líder tem sua personalidade combinada à sua experiência de vida, cultura e tradição, resultando em um comportamento profissional particular.
O Hay Group, através de uma pesquisa, fez um levantamento sobre as habilidades de lideranças mais e menos adotadas por gestores em 10 países. De acordo com os resultados mapeados, os brasileiros tendem a ser mais coercitivos e democráticos na hora de coordenar seus subordinados.
As características de maior porcentagem no país, coercivo e democrático, apontam o equilíbrio no estilo de liderança no país. De gestores que atuam com ferramentas de punição a postos aos que tiram o melhor de sua equipe a partir da divisão de decisões e responsabilidades.
Brasil:
Coercitivo: 59%
Dirigente: 45%
Afetivo: 48%
Democrático: 55%
Modelador: 22%
Treinador: 50%
O gestor americano tem como maior característica ser dirigente. Líder visionário, que dá direções claras para a sua equipe, dizendo exatamente o que espera de cada um. Já os alemães são modeladores, que tem como marca registrada as instruções detalhadas e a alta exigência. Entre os líderes japoneses o gestor se destaca como democrático.
Você concorda com as características do gestor brasileiro?
Fonte: Revista Exame
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.