quarta-feira, 30 de junho de 2021



Eu tenho um verdadeiro amor pelas palavras. Sei o poder que está em cada mensagem! Procuro sempre ser cuidadosa com os meus clientes, amigos e familiares. Sei o quanto uma mensagem mal dita ou apenas demonstrada através do comportamento provoca efeitos e consequências devastadoras na capacidade das pessoas, na identidade e na autoestima.

Por isso eu acredito na força do diálogo honesto e ético. Ok, mas como seria isso?
Essa obra maravilhosa nos ajudará a entender como adotar essa prática em nossas conversas:

Primeiro, acho que todos precisamos ler para saber o que é ética.

Segundo, esses filósofos foram muito didáticos ao escreverem formas em que cada um pode analisar as próprias ações e mensagens.

E aí, vai um trecho que deixa claro a forma de avaliar uma conduta quando ela está sendo ética ou não:

Cortella: “Mãe é a matriz da vida, é a fonte de vida. É a última pessoa que se quer envergonhar. Porque ética tem a ver com vergonha na cara, com decência, e, repito, a última pessoa que se quer envergonhar é a mãe.”
Clóvis - “se houvesse mais afetos e mais preocupação, digamos, em não desonrar pessoas que nos querem bem, provavelmente teríamos relações melhores e uma sociedade melhor.” Então, essa leitura eu recomendo para todos, com o propósito de esclarecer conceitos e mais ainda para ser uma oportunidade de ampliar o universo com novas possibilidades de conduta.

E se um dia, houver dúvida sobre estar correto ou não, vale pensar:
1) eu teria vergonha de contar isso que fiz para a minha mãe? Se a resposta for sim, use a sua inteligência emocional e contenha seu impulso de falar algo que se envergonhe depois.
2) Eu quero fazer isso? Eu posso fazer isso? Eu devo fazer isso? Se alguma resposta for não! Contenha o seu impulso, conte até dez e encontre uma estratégia mais assertiva e colaborativa.

Desejo que você aprecie essa leitura.
Um 😘 💖

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.