quinta-feira, 2 de abril de 2020

Liderar ou gerenciar a crise?



Gerenciar está relacionado com recursos, processos e resultados. E, liderar com a capacidade de influenciar as equipes na entrega de resultados. Nessa pandemia do COVID19 , você precisará liderar a equipe para realizar a gestão de crise, de maneira mais eficaz possível.

Se você é LÍDER, compartilho 10 dicas fundamentais para superar esse momento de crise:
  1. Aproxime-se de cada colaborador e saiba como cada um está lidando com o impacto da pandemia em suas realidades profissionais e pessoais; 
  2. Comunique-se diariamente. Independente da sua equipe estar em home office ou nos locais de trabalho, todos estão realizando suas tarefas em contextos novos e diferentes. 
  3. Tenha paciência para escutar. É possível que as emoções estejam a “flor da pele” na equipe, seja pela pressão quanto ao medo de perder o emprego ou pela tensão de entregar resultados ao mesmo tempo em que a preocupação ocupa a mente do funcionário. Com certeza, sempre tem um que está mais impactado, emocionalmente.Existem muitos contextos pessoais de vulnerabilidades, seja pelos avós ou pais estarem em situação de risco ou por já estar com alguém com COVID19.
  4. Peça ajuda. Você é Líder, mas também está vivendo um misto de emoções. Converse com um colega de RH, com o seu superior, terapeuta e/ou coach. É Importante é que exista alguém em quem possa desabafar e compartilhar os seus sentimentos. Essa é uma forma de você organizar os seus pensamentos.
  5. Programe sua agenda e da equipe. Defina metas diárias e monitore. A equipe vai gostar de saber que estão todos juntos, e que podem contar com você, inclusive para manter a motivação em alta, mesmo com a complexidade do cenário.
  6. Reconheça as ações positivas da sua equipe. Somos todos heróis, nessa pandemia, em casa ou no local de trabalho. Cada dia superamos os desafios de lidar com o medo da contaminação, de entregar o melhor resultado e de chegarmos ao final do dia com a certeza que cumprimos a nossa missão individual e coletiva.
  7. Avalie os riscos, diariamente, e construa com a sua equipe, respostas rápidas. O cenário é novo a cada dia, e isso exige criatividade para a elaboração de novas soluções.
  8. Seja um exemplo a ser seguido, nos cuidados com a higienização, na gestão das emoções e na entrega dos melhores resultados.
  9. Tome decisões, rapidamente. Não espere muito para agir. Seja eficiente na avaliação do cenário e eficaz na entrega da resposta.
  10. Tenha a certeza, que tudo vai passar. Sairemos mais fortes, unidos e solidários dessa pandemia. Conte comigo e com a 3up!
😘 no💖

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.