segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Planejamento – 2020 - em família

Comecei a fazer planos, a partir dos 23 anos. Não tinha ferramentas, métodos e nem planilhas. Estava lendo um livro em que simulava uma entrevista de emprego. Ali me deparei com a pergunta: Quais as suas metas para o próximo ano. Logo eu pensei...Bahhh (que nem diz o gaúcho. Só que com a entonação de quem não tinha pensado a respeito). Naquele momento, iniciei os meus registros sobre o que eu queria para o ano seguinte: o cargo, o salário e a qualificação. Passei a repetir essa prática todos os anos e fui me dando conta que eu sempre estava melhor do que havia me programado. Essa ação tornou-se um hábito em minha vida.
Em 2012, passei a anotar os ganhos, os aprendizados e os planos para o futuro. E, no final, eu conferia os resultados. Deixei de fazer nesse formato, desde 2017, porque o plano estratégico da minha empresa passou a ser o meu. E aí, senti falta de algo pessoal. Então, nesse mesmo ano, iniciei a construção de planos com o Bê e o Vander. Assim, na última semana do ano, passamos a escrever 10 desejos para o ano seguinte. Bernardo registrava em uma folha, e com um imã, colocava na porta da geladeira.
Esse jeito mudou muita coisa em nossa casa: nos comprometemos a realizar as refeições sempre juntos, a fazer o tema após o retorno da escola, a apreciar o momento em família, a fazer elogios e a agradecer pelo dia, antes de dormir.
Para 2020, a emoção ficou por conta de termos o Bê coordenando o planejamento, avaliando o que havíamos melhorado e o que teríamos que manter como meta. Além disso, percebemos que evoluímos de um ano para o outro. Hoje eu me sinto uma privilegiada em ter essa prática em família. É uma oportunidade de aprendermos novas habilidades, elaborarmos planos, definirmos objetivos e construirmos ações em conjunto. Por sugestão do Bê, nesse ano, definimos 5 objetivos para cada um. Que já estão na porta da geladeira (um lugar visível e fácil de visitarmos para mantermos o foco). De coração, meu maior desejo com esse momento, é que meu filho saiba que pode sempre sonhar, realizar e contar com a gente para o que der e vier. Estamos juntos!
Para 2020, eu desejo que você acredite na sua potência e na sua família para fazer acontecer! Um maravilhoso Ano Novo! Um bj no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.