terça-feira, 24 de dezembro de 2019

O meu significado para o Natal



Lembro no nosso retorno de Roraima para Porto Alegre. Eu tinha 12 anos. Meu pai pegou a indenização da aposentadoria e comprou uma Veraneio. Disse que queria realizar o sonho de viajar pelo Brasil com a família. Minha mãe assumiu aquele sonho como dela e logo tornou-se o nosso. Foi, sem dúvida, a viagem mais encantadora que eu já fiz na vida. Na Veraneio vieram 2 colchões de solteiro, 8 filhos, sendo os caçulas um casal de gêmeos que tinham 9 meses, e um cachorrinho: o macuxi (assim são chamadas as pessoas que nascem em Roraima). Cada filho tinha uma diferença de 2 anos. Tente imaginar uma creche dentro de um carro, a mãe e o pai. Passamos por vários estados e por inúmeras aventuras. Achávamos tudo divertido. Não ficávamos em hotéis. Dormíamos no carro, em redes, e em pousadas inimagináveis na estrada. Fizemos uma parada obrigatória numa estrada, em função de termos dois pneus estourados.

Meu pai achou uma tenda num mato perto de um rio e de um bar de estrada. Ali ficamos, alguns dias, até que meu pai foi até a cidade para restaurar os pneus. Era uma alegria tomar banho no rio, o dia inteiro, e sentir as borboletas coloridas em nossos braços e na cabeça. Tão lindo! Aqueles dias foram inesquecíveis. Foi lindo demais! Dormíamos em redes ou nos colchões e nos bancos do carro. Nunca tivemos uma briga, desconforto, incômodo, reclamação ou competição entre nós. Bem pelo contrário, parecia que vivíamos em um paraíso mágico chamado: natureza. Percorremos milhares de quilômetros por 31 dias. Chegamos em Caxias do Sul, dia 25 de dezembro, era um domingo. Meu pai encostou o carro em frente a um posto de gasolina, tarde da noite. Minha mãe disse que era Natal. E que o papai do céu havia nos dado o melhor presente das nossas vidas: aquela viagem inesquecível. Lembro da gente dormindo feliz. No outro dia, era uma segunda-feira, e ao meio-dia, partimos para Porto Alegre.

Nos tornamos adultos e depois, soubemos que, naquela noite de Natal, havia acabado o dinheiro. Não tínhamos mais recursos nem para o abastecimento do carro, muito menos para comprarmos algo para a ceia ou para presentes de natal. Nunca desconfiamos. Toda essa passagem me remete ao filme: a vida é bela, em que o pai conta uma história positiva ao filho, enquanto eles viviam a tortura dos campos de concentração. Não tivemos nenhum sofrimento. Somente lindas lembranças daquela viagem. Isso chama-se amor de mãe e pai. Até me emociono ao lembrar de toda essa passagem da minha vida. Essa é apenas uma das minhas histórias de Natal. Nem sempre foi lindo ou fácil.

Tivemos muitos contratempos nas festas de final de ano, em função do alcoolismo do meu pai. Só que nunca deixamos de comemorar em família, que para nós é o alicerce da vida. Natal significa Conexão com a Família. E eu não abro mão desse momento. Faço questão de unir a minha família e a do Vander para que possamos jantar juntos e dar aquele abraço, à meia-noite, com toda a expressão do amor que temos um pelo outro.

Eu gosto do colorido dos enfeites, do empenho de cada um no alimento que compartilha, da doação, e de lembrarmos quem já fomos e quem somos. Natal é um momento de expressar amor e gratidão. Abrace, agradeça e expresse seu Amor por quem você ama.

Obrigada por VOCÊ fazer diferença na minha vida. Gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.