sexta-feira, 5 de outubro de 2018

5 ERROS COMUNS DE LIDERANÇA QUE VOCÊ DEVE EVITAR.



Líderes, por melhor que sejam, cometem erros. Ainda mais levando em consideração o estresse, a pressão e as inúmeras responsabilidades inerentes a cargos de gestão.

No entanto, é sempre bom evitar esses deslizes. Alguns deles, aliás, são mais comuns do que você imagina e afetam a produtividade e a motivação do time. Entretanto, são fáceis de serem evitados. Confira:
1.     Não escutar os funcionários

O diálogo entre líderes e o resto da equipe é muito importante para o sucesso de um negócio. Os gestores, por estarem ocupados com diversos afazeres e por delegar tarefas a supervisores, não sabem muito bem o que os colaboradores estão pensando. Eles podem estar insatisfeitos por alguma razão ou ter sugestões que podem beneficiar o negócio.
Por isso, não deixe de ouvir sua equipe. Vá atrás deles. Chame-os para conversar. Isso pode ser difícil. Afinal, o dia tem apenas 24 horas e nem sempre há tempo para conversar com a equipe – especialmente se ela for grande. Mas faça um esforço.
2.  Não manter as “portas abertas”

Esta é uma dica complementar a uma busca maior pelo diálogo com os colaboradores. Além de ser proativo e buscar a equipe, deixe as “portas abertas”, mostrando que você pode ser procurado sempre que for preciso. Ao estabelecer um diálogo satisfatório com a equipe, a motivação do time tende a ser maior.

3.     Manter segredos demais

É bastante comum que os gestores saibam de alguma mudança e prefiram não comunicar a equipe, com medo de abalar a moral do time. Especialmente quando se trata de uma nova estratégia, falar com a equipe é melhor, pois a informação não cai como uma “bomba” e as pessoas podem se preparar melhor para um novo momento da empresa.

4.     Não orientar e ensinar os funcionários

Geralmente, os gestores têm conhecimentos mais avançados do que o resto da equipe.  No entanto, por falta de tempo ou de disposição, nem todo chefe assume essa função de professor. Ao compartilhar essa sabedoria, no entanto, o time terá mais condições de trazer melhores resultados para a empresa e deixa os funcionários mais satisfeitos, pois eles aprenderão mais coisas enquanto estiverem na sua empresa.

5.     Não dar o reconhecimento que o time merece

Agradecer e parabenizar pelo trabalho é algo muito importante para a motivação dos funcionários. Por mais que a execução de uma tarefa “seja parte do trabalho”, vale a pena dizer algumas palavras de incentivo. Deve-se sempre levar em conta que sua equipe é composta por seres humanos – e que eles adoram ser elogiados.

Fonte: Pequenas empresas & Grandes Negócios

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