sexta-feira, 17 de agosto de 2018

7 Habilidades de comunicação para o sucesso em vendas




Se até mesmo uma pequena parte de seu trabalho envolve vendas, então você provavelmente já sabe como é vital uma boa comunicação para seu sucesso.

Você pode ter o melhor dos produtos e o maior dos esforços, mas, sem ter comunicação, é mais provável que tudo isso não de em lugar nenhum.

Vender é sobre persuasão, e você não pode ser persuasivo a menos que seja um bom comunicador.

Confira então 7  dicas de como atingir essa comunicação de modo tão eficiente que as pessoas nem percebam que você está vendendo.

·      O que o cliente quer – É preciso encontrar o que liga seu produto ao seu cliente. Não algo que ele simplesmente queira, mas sim algo que o beneficie e possa fazer parte dele.

·     Conheça com quem fala – Quando você conhece seu cliente, tem interesse na vida dele e consegue passar para ele essa empatia, é mais que provável que essa venda seja fechada. E o quanto você conhece dele é algo que vai se formando através das vendas e relações. Pergunte para o cliente, com sinceridade: o que é importante para você? Mostre que se preocupa em atender esses valores.

·      Problemas – Esteja preparado para dúvidas que seu cliente pode ter e que problemas ele pode apontar. Nunca hesite em uma resposta.

·      Ouvir é tão importante quanto falar - É preciso escutar seu cliente. Simples assim, enquanto ele tiver algo a dizer ou crítica a fazer, você terá que ser o ouvinte perfeito. Comunicação é uma via de duas mãos, portanto aproveite ambas.

·  Domine sua Linguagem Corporal – Quando você pensa em comunicação, provavelmente pensa nas palavras que diz primeiro. Mas há outro elemento importante de comunicação, que pode não estar em seu radar – LINGUAGEM CORPORAL.

Pesquisas mostram que mais da metade de toda a comunicação é não-verbal. E quando você pensa sobre isso, faz todo o sentido. Cada gesto de mão, cada testa franzida, cada sorriso e cada mudança de entonação vocal envia um sinal para a pessoa com quem está falando. É tudo comunicação. E a linguagem corporal é enviada e recebida o tempo todo. Mesmo quando ninguém está falando. Está na sua posição, na sua maneira como você posiciona as mãos e até na respiração!

Mas isso afeta o seu sucesso de vendas? Claro! Imagine dois vendedores dando o mesmo tom. Um deles sorri, usa gestos atraentes e fica em posição aberta. O outro está debruçado, franzindo a testa, com um tom monótono.

É óbvio quem vai vender mais!

·     Estabeleça confiança – Seu cliente precisa confiar em você. Utilize a técnica do RAPPORT para estabelecer confiança.

·     Crie âncoras: sentimentos positivos para seu cliente associar ao fechamento da venda, como por exemplo: satisfação de atingir metas, tranquilidade de ter relatórios completos a mão, capacidade gerencial ampliada e reconhecimento dos seus superiores. Busque nas soluções que oferece “sentimentos” que vão agradar seu cliente e mostre-os a ele.

Fonte: Adaptado de Ashley Andrews

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