sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aplicando coaching no dia a dia


Sou Nutricionista e tenho uma empresa de Consultoria focada em Gestão da Qualidade. Atendo diversos restaurantes e padarias em Porto Alegre, cada estabelecimento com objetivos e níveis de evolução diferentes. Muitas vezes atendo vários estabelecimentos no mesmo dia e vivencio os problemas que meus clientes enfrentam. Muitos destes problemas não estão diretamente relacionados à minha área de atuação, mas acabam interferindo como um todo. 

A Consultoria tem o objetivo de disponibilizar conhecimento técnico e treinamento com um nível de envolvimento pequeno, do ponto de vista que, para o completo aprendizado, as tarefas devem ser executadas pelo cliente. Ao entrar em contato com os clientes, acabo tendo conhecimento sobre rotinas e problemas enfrentados pela empresa. Problemas estes, muitas vezes causados por fatores externos e que atrapalham o foco do trabalho a ser desenvolvido. Com o coaching aprendi a absorver apenas a carga emocional dos problemas passíveis de serem resolvidos, dos problemas que estão dentro da minha alçada de trabalho. Isso não significa que o cliente será tratado com desleixo ou com insensibilidade. Mas o jogo de cintura se faz necessário, pois ao mesmo tempo que devemos ouvir 
com atenção e mostrar apoio, não podemos perder o foco.


Para os problemas diretamente relacionados à Gestão da Qualidade, procuro as possíveis causas com objetividade. Em situações desagradáveis e de descontentamento, o nervosismo dificulta a solução de problemas, porque ficamos presos no problema em si. É importante respirar e entender que para buscar soluções precisamos primeiro entender as causas. Quando forem fatores externos, buscamos paliativos, formas de driblar estes problemas ou diminuir o impacto, quando internos trabalhamos a equipe para evitar que ocorra novamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.