quarta-feira, 22 de abril de 2015

Um bom currículo faz diferença ao candidatar-se a uma vaga!


Trabalho com seleção de pessoas há 20 anos, e já vi muito candidato bom perder oportunidades interessantes em função de uma apresentação ruim da sua trajetória profissional.
Lembre-se: O currículo é o seu cartão de visita como profissional. Portanto, após sua primeira atividade profissional, mantenha-o sempre atualizado. 

Confira  7 dicas preciosas e consiga um excelente emprego:

1.  Dados pessoais devem conter as suas informações mais importantes: nome completo, endereço, telefone celular e email (seu email deve fazer uma boa apresentação positiva a seu respeito, portanto evite: fofinha@gmail.com ou algo difícil de escrever, como: kstmwwr178@gmail.com

2.  Objetivo - Indique a vaga de se interesse, ou seja, está se candidatando para gerente de vendas, então deixe claro. Isso facilita a organização do seu currículo a classificação por área e cargo de interesse.

3.  Formação Acadêmica (se já tiver graduação) ou Formação Escolar se ainda estiver em fase de conclusão para o segundo ou terceiro grau. E, se você fez um curso técnico interessante, vale incluir essa informação no seu currículo. Lembre-se coloque em ordem decrescente de data. Se estiver participando de uma pós-graduação, então escreva o Nome do curso, a instituição e "em andamento" ou conclusão em 12/2015.

4. Idiomas - essa é uma grande oportunidade para você colocar sua qualificação. Se tiver algum idioma com fluência ou avançado, inclua essa informação. Fará toda a diferença. Mesmo que você seja um autodidata ou tenha aprendido inglês fora do Brasil, mencione no seu currículo. Ainda são pouquíssimos candidatos que apresentam essa vantagem competitiva.

5. Experiências profissionais: Ordene de sua atual ou última experiência até aquela que agregou valor na sua trajetória profissional. Se as suas experiências somarem mais de 7 folhas no seu currículo, então procure mencionar as três últimas empresas. Coloque o nome da empresa, cargo, período de início e término  ou atual. Exemplo: Net Sul, Gestão de Recursos Humanos, nov/1996 a 2002. E após isso, descreva os resultados conquistados e as atividades que foram relevantes e interessantes para sua qualificação como um (a) profissional diferenciado (a).

6.  Cursos Complementares - Inclua os treinamentos e cursos que realizou e que acrescentaram valor na sua história profissional. Essa é uma informação que diz o quanto você se preocupa em evoluir e em atualizar-se.

7. Não faça: 
- incluir dados de documentos: CPF, RG etc. Algumas pessoas podem aproveitar-se dessa informação para realizar fraudes;
- fotos íntimas ou pouco profissionais: com bichinhos ou na praia ou bebendo;
- ter informações nas mídias sociais que atrapalham a sua imagem de um bom profissional. Hoje, as empresas estão buscando referências suas nas mídias sociais.
- Qualificações - Não é necessário incluir esse tópico, pois são descrições que o entrevistador prefere conhecer por meio de uma entrevista por competências.
- Referências pessoais - essas são informações solicitadas pelo entrevistador, quando necessário. Portanto, não adiante-se! É sempre bom pedir autorização aos líderes anteriores quanto a possibilidade de contar com o apoio deles para referências profissionais e também para repassar telefone e email ao entrevistador.

Elaboração de currículo é um tema que faz parte do Programa de Coaching de Carreira da 3up Talentos. Se você precisar de ajuda, me procura. Venha fazer parte do Programa de Coaching da 3uptalentos!

Boa sorte! Um grande abraço
Kátia Magni

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.