quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ouvir música no trabalho, sim ou não?


Muitas empresas ainda torcem o nariz para a ideia, mas segundo pesquisas, faz com que as pessoas realizem tarefas mais rapidamente.

Ao ouvirmos música, ativamos uma região específica do cérebro. A região estimulada controla a liberação de dopamina, um neurotransmissor que dá a sensação de prazer, além de estar ligado à motivação, tornando tarefas tediosas em algo divertido. Quando os níveis de dopamina ficam baixos, a pessoa se torna apática e tende a buscar como fonte de energia, alimentos gordurosos, carne vermelha e cafeína.

Mas muito cuidado na hora de colocar os fones de ouvido. É preciso ter atenção para não se isolar e ignorar seu chefe e colegas de trabalho. Por isso, confira algumas dicas abaixo:

- Prefira músicas conhecidas
Ao ouvirmos uma música desconhecida, o elemento surpresa de ouvir algo novo aumenta a quantidade de dopamina liberada. No entanto, dopamina em excesso pode atrapalhar a concentração, pois o cérebro passar a prestar mais atenção na música do que no trabalho.

- Ouça músicas clássicas
Se você não sabe que tipo de música ouvir no trabalho, as músicas clássicas e instrumentais são ótimas opções. Estudos indicam que elas aumentam o desempenho mental, melhorando a capacidade de uma pessoa reconhecer e identificar imagens, letras e números, diferente de músicas com letras.

- Concentre-se mais para errar menos
Além de melhorar o desempenho, a música também ajuda a errar menos ao realizar uma atividade familiar, mesmo que seja algo complicado.

- Fique atento
Nem sempre a música será aliada do trabalho. Aprender algo novo exige um esforço maior e mais foco. Ouvir música, nesse caso, pode acabar sendo uma distração, o que pode atrapalhar o desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.