terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A importância do profissional de Recursos Humanos dentro das empresas familiares


Adaptar-se à cultura organizacional, estar aberto a ambientes de constantes mudanças, personalização na maneira de administrar, são alguns dos desafios de se trabalhar em uma empresa familiar.

Pesquisas apontam que no atual cenário do mercado brasileiro, 90% das empresas são familiares, desempenhando um papel importante no desenvolvimento do país e na formação do Produto Interno Bruto (PIB).

Para aprofundarmos um pouco mais no assunto, conversamos com a Gerente de Recursos Humanos, Helena Romariz Brochado, sobre a importância do profissional de RH dentro das empresas familiares.

"É interessante ter alguém de fora ocupando a posição, alguém neutro, pois no momento em que um integrante da família ocupa o cargo, o sentimento será sempre de que estamos falando com os donos do negócio", explica Helena.

Trabalhar com familiares nem sempre é fácil, muitas vezes as relações entre os membros da família no ambiente de trabalho podem afetar o relacionamento profissional, não apenas dos familiares como dos demais funcionários.

Helena enfatiza que o maior desafio do profissional de RH na organização é conseguir traduzir o sonho, o desejo e a missão da família para os demais, para que juntos consigam alcançar uma sinergia em busca de metas e resultados para a empresa.

Mas nem só de desafios e dificuldades vivem as empresas familiares. Trabalhar em uma organização com esse modelo significa ter maior proximidade com a administração, tomadas de decisões mais rápidas, agilidade na implementação de ideias, uma vez que as propostas sejam aceitas e validadas.

Sobre as melhores estratégias de um RH na hora de avaliar o desempenho dos funcionários da empresa, Helena afirma que o interessante é fazer com que os funcionários se percebam, que tenham uma autoestima que apareça para os donos da organização e o mais importante, que agreguem valor ao trabalho.

Hoje em dia os profissionais de Recursos Humanos estão cada vez mais desempenhando o papel de gestores de análise de indicadores, alcançando metas, tornando o setor cada vez mais indispensável e essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.