Já falamos aqui no Blog sobre a importância da construção da imagem profissional no mundo corporativo, bem como as regras de etiqueta dentro das organizações e suas vantagens. Hoje falaremos um pouco sobre a importância da formalidade em relações profissionais.
Em algumas ocasiões nos deparamos com chefes “camaradas” que fazem questão de demonstrar uma abordagem mais amigável para deixar o funcionário mais à vontade. A margem entre o amigo e o chefe fica um pouco tênue e a falta de cerimônia por parte do subordinado pode causar conflitos e atritos por não respeitar a individualidade de cada um.
Manter uma relação mais formal não significa criar uma barreira. No entanto, por mais que a relação entre chefe e funcionário seja de camaradagem, este deve saber sempre a hora de respeitar os limites do outro, de ser brincalhão, de levar a sério, de apresentar resultados esperados.
As atitudes e a linguagem corporal dizem muito sobre o profissional. É importante saber separar o lado pessoal da organização e manter certa formalidade. Você com certeza terá relações mais saudáveis e duradouras.
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