A geração nascida entre 1980 e 1990, mais conhecida como Geração Y, anda causando um bocado de agito no mundo corporativo. Inquietos, questionadores, multitarefados e conscientes da abundância de oportunidades no mercado de trabalho.
Este último fator tem causado dores de cabeça às Gerações X e Baby Bommers, a não fidelidade com o cargo ou empresa, tem sido o maior causador de conflitos dentro das organizações, uma vez que todas as gerações estão ativas no mercado no momento.
No cenário atual a mudança nas relações de empregador e empregado tem impactado fortemente no mundo corporativo e na sustentabilidade dos negócios. Cada uma destas gerações enxergam as organizações e o trabalho de forma diferente. Então como encarar os novatos que já ocupam 45,3% das posições dentro de uma empresa e criar um ambiente em que todos possam somar?
O maior desafio do líder em lidar com uma geração que ouve música, posta no Facebook e completa a tarefa ao mesmo tempo está em despertar constantemente o seu interesse. Através de uma comunicação clara e efetiva, é importante que o líder delegue aos jovens responsabilidades e os estimule a solucionar problemas.
Além disso, criar um ambiente em que o jovem possa desenvolver sua criatividade e mostrar suas habilidades empregando seus conhecimentos tecnológicos. É importante utilizar o meio em que o jovem se encontra.
A ansiedade desta geração faz com que eles queiram crescer muito mais rápido, e obtenham resultados imediatos. Para uma geração que não tem como prioridade o tempo de empresa ou a hierarquia, é interessante lhes apresentar um plano de carreira e fazer com que se sintam honrados por seus esforços.
Como líder coach é necessário saber lidar tanto com as gerações mais velhas, quanto com as que estão chegando no mercado de trabalho. Fazer com que trabalhem em equipe e tirar o melhor de cada uma, saber ouvir e ser coerente.
Preparados para a geração Y?
Participe da turma Líder-Coach = The Coaching Clinic e aprenda uma metodologia para conversação e desenvolvimento de pessoas de todas as gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.