terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aparência X Imagem Profissional


A construção da sua imagem profissional não depende apenas da sua capacidade técnica. Requer também postura, hábitos e vestimenta adequada. É o que chamamos de comunicação não verbal, que consiste em:

Aparência: roupas, acessórios, beleza e higiene pessoal
Linguagem Corporal: gestual, postura e etiqueta profissional

Ou seja, quando falamos em postura profissional não é só a roupa que conta. As atitudes e a linguagem corporal também dizem muito sobre o profissional.

Em relação à aparência, uma recente pesquisa realizada pela Robert Half com 1.775 diretores de recursos humanos de 19 países, entre eles 100 do Brasil, mostrou que a maioria dos profissionais brasileiros se veste de forma inadequada para trabalhar.

Quando perguntados se os funcionários de sua empresa se vestiam de forma imprópria ou incomum, 22% dos diretores brasileiros afirmaram que viam os colegas malvestidos com muita frequência e 54% disseram que percebiam com certa frequência. Já a média mundial foi menor - de 9% para aqueles que optaram pela opção de muito frequente e 42% com certa frequência.

Já quando a pergunta foi qual a importância da roupa na carreira, 50% dos executivos dos outros países respondeu que o estilo de se vestir influencia pelo menos um pouco na possibilidade de o profissional ser promovido. No Brasil, 22% dos participantes disseram que influencia bastante, enquanto para 45% influencia significativamente e 41% afirmaram que influencia pelo menos um pouco.

Vale lembrar que além da aparência pessoal, os profissionais também devem se preocupar com a aparência a sua volta, ou seja, organização da sua mesa de trabalho, a limpeza do escritório, etc.

Muita gente não consegue mensurar como a etiqueta corporativa pode impactar na carreira, mas é fato que esses “detalhes” são parte dos fatores que ditam a construção de uma imagem profissional.

No próximo texto aqui do Blog, escreveremos sobre o segundo grupo da comunicação não verbal: a linguagem corporal e as regras de etiqueta no mundo corporativo, principalmente no ambiente virtual. Não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário.