O que vai determinar o sucesso (ou o
fracasso) de um líder hoje em dia e nas próximas décadas? Perguntamos isso a
três especialistas
São Paulo – A
forma de consumir produtos e serviços está mudando de forma tão acelerada que
saber lidar com esta constante transformação se tornou a principal preocupação
de quem ocupa uma posição de liderança na atualidade. Não basta apenas
reagir quando todo o mercado mudou. É preciso perceber as mudanças antes que se
espalhem e se movimentar o mais rápido possível para não perder sua fatia de
mercado.
Para isso, é
crucial que os líderes saibam mobilizar as pessoas e construir as alianças
necessárias em um curto espaço de tempo. O desafio é democrático: não ocorre
apenas em empresas que atuam diretamente com tecnologia, mas também nos setores
tradicionais, igualmente impactados pelas novas maneiras que os consumidores
têm de se comunicar, pesquisar e comprar.
Mapear mudanças
Seja em
startups ou em grandes indústrias, a tendência é que os líderes sejam
responsáveis por mapear tudo o que está acontecendo na sua área de atuação e
até em outros setores. “Hoje o líder precisa entender um ecossistema muito
complexo, que envolve o mundo externo, o ambiente interno da empresa, o futuro,
o presente, a realidade nacional e também a internacional”, explica Elaine
Tavares, diretora do Coppead, instituto de administração da UFRJ.
Uma das formas de conhecer as
tendências de mercado é viver a experiência do consumidor final, procurando
congressos e feiras frequentadas pelo cliente, ou indo até o ponto de venda
para consumir e observar a concorrência. Segundo João Marcelo Furlan, diretor
da Enora Leaders, muitos líderes se fecham para o que existe de novo porque
temem perder a sua posição com a entrada de novas ferramentas e tecnologias, um
erro que pode ser fatal para a carreira.
Outra maneira
de mapear o mercado é fazer perguntas para os clientes, procurando entender
como poderiam ser melhor atendidos e qual é o principal desafio que enfrentam
no seu dia a dia. Neste diálogo, é importante escutar as respostas atentamente,
deixando o cliente livre para contar as suas dificuldades.
Agilidade estratégica
Além de
identificar o caminho a seguir, os novos líderes precisam saber mudar de
direção rapidamente. Quanto mais ágil for o processo, maior é a chance de ter
sucesso, pois o impacto de novas formas de consumo tem sido avassalador em
muitos mercados.
Exemplos
emblemáticos são o Netflix, o Uber e os aplicativos de entregas de refeições.
“Não fique pensando muito antes de começar, coloque um protótipo da sua ideia
na rua, avalie os resultados e depois você pode ampliar e melhorar. O pior a
fazer é ficar paralisado vendo o mercado mudar”, afirma o diretor da Enora
Leaders.
Menos
controle
“O novo líder
não ameaça com seu chicote quando o resultado não vem. Ao contrário, ele forma
novos líderes e ouve a equipe em busca de soluções”, afirma. Uma das formas de
vencer a resistência das pessoas ao novo é definir recompensas para as vitórias
de curto prazo e saber comemorar com a equipe quando estiver no caminho certo.
Segundo a
diretora do Coppead, as habilidades comportamentais são as mais valorizadas
pelas empresas atualmente, e as escolas de negócios estão atentas a essa
demanda. Para ela, alguns temas fundamentais para os líderes de hoje são
negociação, tomada de decisão, protagonismo, visão crítica e capacidade de
fazer as equipes colaborarem. Por isso, Elaine avalia que a aprendizagem
contínua é uma necessidade mais relevante do que nunca para quem está no topo
das empresas.
Fonte: Você S/A
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