quinta-feira, 19 de abril de 2018

Os 7 Pecados Capitais do Mkt Digital - Entre outros.



Hoje, 2018, ainda existem empresas que não possuem comunicação digital. E pasmem… Elas sobrevivem. Mas a minha pergunta sempre é: “até quando?”  Eu nasci em uma cidade da região metropolitana e lá em meados de 2004 abri minha primeira agência de comunicação. E eu não entendia como algumas empresas sobreviviam alheias a todas as técnicas de comunicação que o mercado ditava, na época, como as melhores práticas. Mas muitas delas, hoje não existem mais. O que confirma a minha tese de que há um tempo médio de sobrevivência para esses gestores. Por óbvio que a comunicação não é nada sem a entrega, mas tem ações que são “pecados capitais” e que matam pequenas, médias e grandes marcas.

Então, decidi usar esse espaço da 3UP e dizer o que NÃO fazer na sua comunicação digital…. Lá vai:

1) “Esse filme eu já vi”. Não faça mais do mesmo. Não use fotos de banco de dados (a não ser que seja a última escolha). Uma das principais características do meio digital é a velocidade, hoje, a foto do celular é Ouro, já foi capa dos melhores jornais. E o Stories do Insta é o palco. Uma foto de banco pode ser a mesma que a outra empresa de outro segmento está usando pra divulgar o produto dela. Além de impessoal, a saia justa não vale a exposição. Então, menos é mais nesse quesito. Treine, leia boas dicas, sobre o que fazer e o que não fazer em fotos com o seu celular. E use e abuse das fotos da sua equipe, dos seus clientes e suas. Passarão muito mais confiança do que aquela fotinho engessada do executivo de braços cruzados.

2) Seja Legal Sempre, Não Forçe a Barra! Não use linguagem que não combina com você, nem com a sua marca. Tenho visto algumas marcas querendo ser “legalzinha" sempre. E isso cansa. Faça um mini planejamento de conteúdo, pense o que você postará no dia a dia. Mescle os conteúdos de acordo com os produtos/serviços que você presta.

3) Você não é a sua marca. Sua marca é maior. Mesmo que sua marca tenha seu nome, “João da Silva Advogados Associados”, você deve considerar todos os posts, pensando em “eu postaria isso num outdoor?” se a resposta é não. Please, passe para a próxima ideia. Não confunda seu CPF com seu CNPJ.

4) Se fazer presente, sempre! Ou seja, overshare continua sendo deselegante e chato. Além de bagunçar todas as suas métricas, encher a timeline do seu cliente pode levar ela a sair das suas redes (eu faço isso! unfollow/descurtir a página). Escolha o conteúdo que você vai compartilhar. Tem coisas na sua vida e da sua empresa que por mais “fofinha e amada” que sejam não é útil para o cliente. Responda antes de postar: "pra que isso serve? E qual o resultado que eu quero desse post?” - Não soube responder e não tem uma utilidade clara? Passe para a próxima idéia. Dê preferência aos temas e conteúdos que você quer ser reconhecido como referência.

5) Pular a cerca! Copiar o conteúdo do vizinho e postar é fazer mais do mesmo. Apenas 2% das empresas geram conteúdo próprio, em contrapartida se tornam referências e autoridade em determinados assuntos. Você faz parte de qual percentual?

6) Fazer da sua timeline um arco-íris. Embora o arco-íris seja um espetáculo da natureza e todas as suas cores sejam lindas, não tente replicar isso no perfil da sua marca. Escolha suas cores, preferencialmente de acordo com as cores da sua marca. E mantenha elas SEMPRE. Isso irá gerar um padrão de cores posts e um reconhecimento pelos seus clientes, em meio ao turbilhão de mensagens lidas diariamente. Isso, sem falar que nosso cérebro e subconsciente funcionam por associações.

7) Toda hora é hora. Já deu uma olhada nas métricas das suas redes? Veja lá quais as principais interações dos seus clientes e intensifique os horários que tenham melhor performance de acordo com as suas postagens.

Tenho 15 anos de experiência na área de mkt comecei no off, fui diretora de mkt, e hoje vivo 90% no online, já tive diversas experiências com diferentes nichos de marcas. A verba do mkt tá pequena? Então, pode começar por esses simples passos aí, que tenho certeza que te trará algum resultado. J  

Fonte: Fabi Nunes, Mentora e Consultora de Empreendedores, NAU25

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