Hoje, 2018, ainda existem empresas que não
possuem comunicação digital. E pasmem… Elas sobrevivem. Mas a minha pergunta
sempre é: “até quando?” Eu nasci em uma
cidade da região metropolitana e lá em meados de 2004 abri minha primeira
agência de comunicação. E eu não entendia como algumas empresas sobreviviam
alheias a todas as técnicas de comunicação que o mercado ditava, na época, como
as melhores práticas. Mas muitas delas, hoje não existem mais. O que confirma a
minha tese de que há um tempo médio de sobrevivência para esses gestores. Por
óbvio que a comunicação não é nada sem a entrega, mas tem ações que são
“pecados capitais” e que matam pequenas, médias e grandes marcas.
Então, decidi usar esse espaço da 3UP e dizer
o que NÃO fazer na sua comunicação digital…. Lá vai:
1) “Esse filme eu já vi”. Não faça mais do
mesmo. Não use fotos de banco de dados (a não ser que seja a última
escolha). Uma das principais características do meio digital é a velocidade,
hoje, a foto do celular é Ouro, já foi capa dos melhores jornais. E o Stories
do Insta é o palco. Uma foto de banco pode ser a mesma que a outra empresa de
outro segmento está usando pra divulgar o produto dela. Além de impessoal, a
saia justa não vale a exposição. Então, menos é mais nesse quesito. Treine,
leia boas dicas, sobre o que fazer e o que não fazer em fotos com o seu
celular. E use e abuse das fotos da sua equipe, dos seus clientes e suas.
Passarão muito mais confiança do que aquela fotinho engessada do executivo de
braços cruzados.
2) Seja Legal Sempre, Não Forçe a
Barra! Não use linguagem que não combina com você, nem com a sua marca.
Tenho visto algumas marcas querendo ser “legalzinha" sempre. E isso cansa.
Faça um mini planejamento de conteúdo, pense o que você postará no dia a dia.
Mescle os conteúdos de acordo com os produtos/serviços que você presta.
3) Você não é a sua marca. Sua marca é
maior. Mesmo que sua marca tenha seu nome, “João da Silva Advogados
Associados”, você deve considerar todos os posts, pensando em “eu postaria isso
num outdoor?” se a resposta é não. Please, passe para a próxima ideia. Não
confunda seu CPF com seu CNPJ.
4) Se fazer presente, sempre! Ou seja,
overshare continua sendo deselegante e chato. Além de bagunçar todas as suas
métricas, encher a timeline do seu cliente pode levar ela a sair das suas redes
(eu faço isso! unfollow/descurtir a página). Escolha o conteúdo que você vai
compartilhar. Tem coisas na sua vida e da sua empresa que por mais “fofinha e
amada” que sejam não é útil para o cliente. Responda antes de postar: "pra
que isso serve? E qual o resultado que eu quero desse post?” - Não soube
responder e não tem uma utilidade clara? Passe para a próxima idéia. Dê
preferência aos temas e conteúdos que você quer ser reconhecido como
referência.
5) Pular a cerca! Copiar o conteúdo do
vizinho e postar é fazer mais do mesmo. Apenas 2% das empresas geram conteúdo
próprio, em contrapartida se tornam referências e autoridade em determinados
assuntos. Você faz parte de qual percentual?
6) Fazer da sua timeline um arco-íris. Embora
o arco-íris seja um espetáculo da natureza e todas as suas cores sejam lindas, não
tente replicar isso no perfil da sua marca. Escolha suas cores,
preferencialmente de acordo com as cores da sua marca. E mantenha elas SEMPRE.
Isso irá gerar um padrão de cores posts e um reconhecimento pelos seus
clientes, em meio ao turbilhão de mensagens lidas diariamente. Isso, sem falar
que nosso cérebro e subconsciente funcionam por associações.
7) Toda hora é hora. Já deu uma olhada
nas métricas das suas redes? Veja lá quais as principais interações dos seus
clientes e intensifique os horários que tenham melhor performance de acordo com
as suas postagens.
Tenho 15 anos de experiência na área de mkt
comecei no off, fui diretora de mkt, e hoje vivo 90% no online, já tive
diversas experiências com diferentes nichos de marcas. A verba do mkt tá pequena?
Então, pode começar por esses simples passos aí, que tenho certeza que te trará
algum resultado. J
Fonte: Fabi Nunes, Mentora e Consultora de
Empreendedores, NAU25
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