sexta-feira, 2 de março de 2018

5 Maneiras de melhorar suas habilidades de comunicação.



A comunicação é uma das habilidades mais importantes que aprendemos e sempre podemos aperfeiçoar


É a comunicação que leva a tudo o que fazemos: a maneira que nos comunicamos no trabalho para cumprir prazos e conseguirmos melhores resultados, com que nos comunicamos com amigos, familiares e parceiros na construção de relacionamentos e laços fortes.
Muitos problemas resultam da má comunicação. Infelizmente, a menos que você tenha a sorte de ter um grande comunicador no seu círculo de convívio, muitas vezes acabamos incorporando maus hábitos de comunicação.
Uma das mais importantes competências na comunicação ainda é negligenciada pela maioria das pessoas.

Seja bom ouvinte!


Isso mesmo. A maioria das pessoas não têm nem ideia de que ouvir é uma parte necessária do processo de comunicação, mas a verdade é que ouvir é uma parte indispensável à boa comunicação: não apenas nos ajuda a construir relacionamento com as outras pessoas, como também é uma forma de demonstrar respeito pelos outros.
As pessoas só querem ser ouvidas, por isso, ao ouvir atentamente você acaba construindo confiança no subconsciente da pessoa.
O importante é trabalhar a escuta ativa: prestar atenção ao interlocutor e em seguida demonstrar sua compreensão de uma conversa, repetindo os postos-chaves em suas respostas.

Por que somos ouvintes ruins?


Uma razão de não sabermos ouvir é que pensamos em uma velocidade muito mais rápida do que falamos. Os estudos comprovam que falamos entre 120 e 150 palavras por minuto, mas pensamos a uma taxa de 600 a 800 palavras por minuto.
Isso significa que é muito fácil se distrair em nossos pensamentos quando as pessoas estão falando, porque nossas mentes trabalham muito mais rápido do que as nossas bocas.
Se você prestar atenção em empreendedores de sucesso todos sabem ouvir, porque isso é essencial nos negócios. Você não os vê divagando no meio da conversa, ou interrompem as pessoas no meio de suas falas. Isso porque eles desenvolveram o poder da escuta.


5 maneiras de melhorar as suas habilidades de comunicação


#1. Nunca fale junto com as pessoas

Isso demonstra uma verdadeira falta de respeito. Ao falar sobre alguém estamos basicamente afirmando que não nos importamos com o que elas estão dizendo e o que vamos falar é mais importante do que elas têm a dizer.


#2. Nunca termine a frase das outras pessoas

Muitas pessoas acreditam que estão sendo prestativas ao terminarem as frases das outras pessoas para elas.
Isso está completamente errado. Ao fazer isso você está desacreditando a outra pessoa porque está tentando tomar o controle da conversa.


#3. Parafraseie

Se você quer mostrar que realmente escutou o que uma pessoa estava dizendo, então parafraseá-la pode ser uma grande ferramenta.
Tudo que você tem que fazer é repetir de volta o que ela acabou de dizer antes de incluir seu próprio comentário. Aqui está um exemplo:
Então João, o que eu entendi é que os resultados são o objetivo número 1 para você agora e precisamos encontrar algumas soluções rápidas para você, correto?


#4. Ouça ativamente

Concentre-se na escuta ativa ao invés da escuta passiva.
A diferença é que a escuta ativa significa que você dialoga e responde a pessoa com base naquilo que foi dito, enquanto a escuta passiva é simplesmente ouvir, sem participar da conversa com nenhuma resposta.


#5. Mantenha contato visual

Ao olhar o interlocutor nos olhos você está provando que está interessado no que ele está dizendo.
Esse pequeno gesto também vai mantê-los mais focados e menos distraídos.

Escute para ser ouvido!

Dedique-se a escutar de verdade o que as pessoas estão dizendo.
Além de ganhar a confiança e o respeito delas, elas se sentirão na obrigação de prestar a mesma atenção quando você for abrir a boca para dizer o que pensa.


Fonte: Adaptado do, “5 Ways to Improve Your Communication Skills” do Lifehack.

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