A
comunicação é uma das habilidades mais importantes que aprendemos e sempre
podemos aperfeiçoar
É a comunicação que leva
a tudo o que fazemos: a maneira que nos comunicamos no trabalho para cumprir
prazos e conseguirmos melhores resultados, com que nos comunicamos com amigos,
familiares e parceiros na construção de relacionamentos e laços fortes.
Muitos problemas
resultam da má comunicação. Infelizmente, a menos que você tenha a sorte de ter
um grande comunicador no seu círculo de convívio, muitas vezes acabamos
incorporando maus hábitos de comunicação.
Uma das mais
importantes competências na comunicação ainda é negligenciada pela maioria das
pessoas.
Seja bom ouvinte!
Isso mesmo. A maioria
das pessoas não têm nem ideia de que ouvir é uma parte necessária do processo
de comunicação, mas a verdade é que ouvir é uma parte indispensável à boa
comunicação: não apenas nos ajuda a construir relacionamento com as outras
pessoas, como também é uma forma de demonstrar respeito pelos outros.
As pessoas só querem
ser ouvidas, por isso, ao ouvir atentamente você acaba construindo confiança no
subconsciente da pessoa.
O importante é
trabalhar a escuta ativa: prestar atenção ao interlocutor e em seguida
demonstrar sua compreensão de uma conversa, repetindo os postos-chaves em suas
respostas.
Por
que somos ouvintes ruins?
Uma razão de não sabermos ouvir é que pensamos em uma velocidade muito mais rápida do que falamos. Os estudos comprovam que falamos entre 120 e 150 palavras por minuto, mas pensamos a uma taxa de 600 a 800 palavras por minuto.
Isso significa que é
muito fácil se distrair em nossos pensamentos quando as pessoas estão falando,
porque nossas mentes trabalham muito mais rápido do que as nossas bocas.
Se você prestar atenção
em empreendedores de sucesso todos sabem ouvir, porque isso é essencial nos
negócios. Você não os vê divagando no meio da conversa, ou interrompem as
pessoas no meio de suas falas. Isso porque eles desenvolveram o poder da
escuta.
5 maneiras de melhorar as suas habilidades
de comunicação
#1. Nunca fale junto com as pessoas
Isso demonstra uma
verdadeira falta de respeito. Ao falar sobre alguém estamos basicamente
afirmando que não nos importamos com o que elas estão dizendo e o que vamos
falar é mais importante do que elas têm a dizer.
#2. Nunca termine a frase das outras
pessoas
Muitas pessoas
acreditam que estão sendo prestativas ao terminarem as frases das outras
pessoas para elas.
Isso está completamente
errado. Ao fazer isso você está desacreditando a outra pessoa porque está
tentando tomar o controle da conversa.
#3. Parafraseie
Se você quer mostrar
que realmente escutou o que uma pessoa estava dizendo, então parafraseá-la pode
ser uma grande ferramenta.
Tudo que você tem que
fazer é repetir de volta o que ela acabou de dizer antes de incluir seu próprio
comentário. Aqui está um exemplo:
Então João, o que eu
entendi é que os resultados são o objetivo número 1 para você agora e
precisamos encontrar algumas soluções rápidas para você, correto?
#4. Ouça ativamente
Concentre-se na escuta
ativa ao invés da escuta passiva.
A diferença é que a
escuta ativa significa que você dialoga e responde a pessoa com base naquilo
que foi dito, enquanto a escuta passiva é simplesmente ouvir, sem participar da
conversa com nenhuma resposta.
#5. Mantenha contato visual
Ao olhar o interlocutor
nos olhos você está provando que está interessado no que ele está dizendo.
Esse pequeno gesto
também vai mantê-los mais focados e menos distraídos.
Escute
para ser ouvido!
Dedique-se a escutar de verdade o que as pessoas estão
dizendo.
Além de ganhar a
confiança e o respeito delas, elas se sentirão na obrigação de prestar a mesma
atenção quando você for abrir a boca para dizer o que pensa.
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